Equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc) de Aracruz realizaram nesta segunda-feira (22/07) uma operação em conjunto com o 5º e 6º Batalhões da Polícia Militar, com o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão e prisão. Durante a ação, foi preso um dos bandidos mais perigosos do Estado, Matheus Ferreira Urbano, vulgo “Patati”, 24 anos, encontrado escondido em um condomínio residencial, localizado no Bairro São Diogo, em Serra. Patati era foragido da Justiça.
De acordo com o titular da DHPP e DENARC, delegado Nilton Abdala, Matheus é apontado como chefe do tráfico de Aracruz. “O suspeito era responsável por chefiar o tráfico nos bairros Vila do Riacho e Barra do Riacho, local conhecido pelo intenso tráfico de drogas aqui em Aracruz, e era um dos suspeitos mais procurados do Estado”, disse o delegado.
Segundo Abdala o suspeito teria tentado fugir durante a ação. “A ação aconteceu em um apartamento que o investigado alugava, e ao perceber a ação policial tentou se evadir pela janela, mas logo foi detido pelas forças policiais. Nada de ilícito foi encontrado no apartamento”, completou.
Ainda de acordo com o delegado, Patati possuía diversos mandados, um por homicídio, uma tentativa de homicídio contra um policial da Serra, e era investigado através do DENARC o qual representou pela sua prisão por tráfico e associação ao tráfico de drogas.
O delegado destacou também o trabalho integrado realizado na operação. “Não poderia deixar de enaltecer a parceria e a troca integrada de esforços, com o Ministério Público, o Judiciário de Aracruz e a nossa Polícia Militar, que nos deu apoio nessa operação”, lembrou.
Matheus Ferreira Urbano, o Patati, havia fugido do Centro de Detenção Provisória de Viana II (CDPV II) no dia 21 de novembro de 2018, junto com outro bandido, Cleverson Almeida Aquino. Patati chegou a integrar a lista dos 30 bandidos mais perigosos do Estado.
Outras prisões
Na última sexta-feira (19/07), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc) da 13º Regional de Aracruz, cumpriu os mandados de prisão de três suspeitos de cometerem homicídios no município.
Gustavo Floro dos Santos, 19 , e Kássila Kelen Ribeiro Soares, 21 , foram detidos em suas respectivas residências no bairro Vila do Riacho. Os dois são suspeitos de assassinarem Manoel José da Rocha Junior, em janeiro deste ano, no bairro Vila do Riacho.
Já Geovani Pereira de Angeli, 35 , preso no Centro de Aracruz, é suspeito de tentar assassinar W.M.S., em junho, no bairro Jacupemba.
O titular da DHPP de Aracruz, delegado Nilton Abdala, informou que Gustavo e Kássila cometeram o homicídio juntos. “O crime teria sido motivado pela disputa do tráfico de drogas”, explicou Nilton Abdala.
O delegado disse ainda que Gustavo já possui muitas passagens pela polícia e que Geovani teria cometido o crime por motivo de desavença com a vítima.
Os homens foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA) e mulher foi encaminhada para o Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL).