O investigador de Polícia Aloísio Fajardo foi aclamado, nesta quinta-feira (11/07), novo presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES). A aclamação foi possível porque a Chapa 2 teve seu registro impugnado pela Comissão Eleitoral e confirmado pelo Juízo da 5ª Vara Cível da Serra, que indeferiu pedido liminar do candidato Paulo Asafe dos Santos. Aloísio é da Chapa 1.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Sindipol (Quadriênio 2019 a 2023), Luiz Antônio de Almeida, após ter a candidatura impugnada, a Chapa 2 recorreu à Justiça para participar da eleição do Sindipol/ES, mas o pedido foi indeferido e, assim, está fora do pleito. Por isso, não haverá votação nos dias 11 e 12 de julho.
“Para o conhecimento de todos, a decisão da Justiça saiu no final da tarde desta quarta-feira (10/07). A Justiça entendeu os motivos da impugnação da CHAPA 2 (SINDIPOL MELHOR, É TEMPO DE RECONSTRUIR) e manteve a chapa fora do processo eleitoral”, explica Luiz Antônio em Nota Oficial dirigida aos associados do Sindipol.
A Chapa 2 foi impugnada pela Comissão Eleitoral por apresentar irregularidades que inviabilizaram a homologação do registro. Seguindo o Estatuto do Sindicato e Regimento Eleitoral, entre os candidatos da Chapa 2, a Comissão Eleitoral encontrou um policial que não é filiado ao Sindipol.
“Também houve descumprimento da regra que diz respeito aos candidatos vinculados às Regionais existentes no Espírito Santo. A CHAPA 2 apresentou DOIS candidatos que não estavam com suas regionalizações corretas. Além disso, outros QUATRO candidatos da CHAPA 2 apresentaram pedido de desistência”, diz a nota.
O Regimento Eleitoral prevê a possibilidade de apenas três substituições após à apreciação da Comissão Eleitoral. Nesse contexto, a Comissão constatou que o pedido de inscrição da Chapa 2 não atende aos quesitos mínimos de registro e homologação. Por isso, a Chapa 2 foi impugnada.
A eleição para definir os novos representantes dos policiais civis capixabas continua, mas não haverá votação, como determinam o Estatuto e o Regimento Eleitoral deliberados e aprovados pela categoria. Nesta quinta-feira, a Comissão Eleitoral informou aos policiais civis os procedimentos para encerramento do processo eleitoral.
“A seriedade do processo eleitoral impõe responsabilidades que a Comissão Eleitoral entende ter fielmente cumprido, aplicando o Estatuto e o Regimento Eleitoral do SINDIPOL”, diz a nota assinada pelo presidente da Comissão Eleitoral, Luiz Antônio de Almeida.
Leia aqui a Ata da Comissão Eleitoral em que confirma a aclamação da vitória da Chapa 1, encabeçada por Aloísio Fajardo.