As Polícias Federal e Militar já estão de posse de imagens que identificam dois homens que integram uma das organizações criminosas que atuam no Complexo do Bairro da Penha, em Vitória, responsável por fazer ameaças ao senador Marcos Do Val (Cidadania/ES) e a seus familiares. No final desta reportagem, estão os links para as imagens dos bandidos flagrados no quintal da casa do senador.
Os dois bandidos chegaram no Corola preto, placa MRI-5648, dirigido por outro criminoso. O carro para numa rua, os dois suspeitos saem e se dirigem ao quintal da casa de Marcos Do Val. O criminoso que fica no veículo dá uma volta e leva o carro para outro local, onde ficava mais fácil a fuga.
A cena aconteceu no último final de semana. Os dois homens, armados de pistola, chegaram a entrar no quintal onde fica a residência do senador, em um bairro de Vitória. Imagens do circuito de TV mostram os criminosos observando detalhes da casa.
Acredita-se que eles foram ao local para fazer levantamento do imóvel, estudar as rotas de fugas e repassar as informações para as organizações que controlam o tráfico.
Em seguida, vão até o Corola e entram no carro, que sai em disparada. Policiais federais que fazem a segurança de Marcos Do Val e de sua família agiram rápido. Pediram apoio da PM, que saiu em perseguição aos bandidos, mas não conseguiu alcançar os bandidos.
De acordo com a Polícia Militar, o veículo costuma fazer também transporte de traficantes que atuam no Complexo do Bairro da Penha.
“Esta semana, suspeitos de atentarem contra a minha integridade física foram vistos armados próximos a minha residência pela equipe de policiais que faz a minha segurança. Os seguranças acionaram apoio de viaturas da PM que seguiram em perseguição, mas não conseguiram alcançá-los”, disse Marcos Do Val.
Vale destacar que Marcos Do Val é o relator de parte do Projeto de Lei encaminhado ao Senado pelo presidente Jair Bolsonaro, conhecido como Pacote Anticrime, que endurece as penas para criminosos e reforça o Direito Penal no País.
O Pacote Anticrime, elaborado pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, ataca, sobretudo, organizações criminosas, tráfico de drogas e de armas e a corrupção.
Para o senador Marcos Do Val, a ação de criminosos em ameaçá-lo tem o objetivo de intimidar sua atuação no Senado Federal:
“As ameaças e agora a presença de suspeitos rondando minha residência são ações criminosas com intuito de me intimidar ou interromper a minha vida, exatamente nesta semana que divulguei que o Pacote Anticrime daria início no Senado”.
Marcos Do Val entregou ao ministro Sérgio Moro, à direção-geral da Polícia Federal, em Brasília e aos chefes das Polícias Militar e Civil no Espírito Santo mais este a comandante-geral da levou o assunto cópias dos vídeos em que aparecem os bandidos rondando sua casa.