A Associação e o Sindicato dos Investigadores de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (Assinpol e Sinpol) realizam, na quinta-feira (27/06), eleições gerais. Jorge Emílio Leal e Petterson Simões Pimentel, disputam, respectivamente, a Presidência da Assinpol e do Sinpol. A votação vai ocorreu das 8 às 17 horas, no Auditório da Chefatura de Polícia Civil, na Reta da Penha, em Vitória.
Jorge Emilio e Petterson Pimentel registraram suas chapas com o seguinte nome: Lutar, vencer, nunca esmorecer.
“Nosso primeiro compromisso será o de, uma vez eleitos, promover alterações no Estatuto da Assinpol e do Sinpol, com a convocação de assembleia geral. Vamos mudar o estatuto para proibir reeleições eternas, como ocorrem hoje”, disse Jorge Emílio Leal.
Jorge Emílio chama a atenção para o que denomina de “irregularidades”. Ele cita a Seção III, que trata da Convocação das Eleições na Assinpol. O artigo 66, em seu primeiro parágrafo, diz que “as eleições serão convocadas com antecedência máxima de 90 dias e mínima de 60 dias antes da realização do pleito”.
No entanto, segundo Jorge Emílio, a atual diretoria da Assinpol e do Sinpol convocou as eleições no dia 27 de maio de 2019, determinando a realização do pleito para o dia 27 de junho. “Portanto, em vez da antecedência de 60 dias, conforme reza o Estatuto, a diretoria deu somente 30 dias de prazo entre a data da convocação e o dia do pleito”, pontuou Jorge Emilio.
Outra questão levantada pela oposição é o “desrespeito” ao artigo 69 do mesmo Estatuto, que trata do prazo para inscrição das chapas. O dispositivo estatutário estabelece que o prazo de inscrição seria de 15 dias, mas a diretoria da Assinpol/Sinpol deu apenas 10 dias de prazo: abriu a inscrição no dia 10 de junho e encerrou em 14 de junho.
No entanto, o candidato Jorge Emílio Leal recorreu, por meio de Requerimento Administrativo, e foi atendido. Sendo assim, o prazo passou do dia 10 para 24 de junho.
“Ou seja, tivemos dois dias apenas para fazer a campanha. Sem tempo algum para discutirmos projetos, apresentar propostas aos associados”, lamentou Jorge Emílio Leal.
Saiba Mais
As eleições desta quinta-feira terão ainda na disputa, pela situação: Antônio Fialho Garcia Filho, disputando a presidência da Assinpol; e Walace Simonassi Borges, como candidato a presidente do Sinpol.