O Espírito Santo fechou o mês de maio de 2019 com 78 homicídios, o menor número para o mês em 23 anos. Em maio de 2018, foram registradas 89 mortes no mesmo mês. Uma queda de 12,4%.
Os primeiros cinco meses de 2019 têm registrado também queda nos índices de assassinatos no mesmo período do ano passado. Em 2019 foram 440 mortes, contra 510 em 2018. Redução de 13,7%.
O anúncio dos números foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB), durante discurso no I Encontro de Doutrinadores das Ciências Penais do Espírito Santo, na manhã de sábado (01/06), no Centro de Convenções de Vitória, no bairro Santa Lúcia.
“Este (redução de homicídios) é um dos pilares do Programa Estado Persente em Defesa da Vida. Ao mesmo tempo em que combatemos esses crimes, estamos retirando homicidas das ruas do Estado, com suas prisões. Mas não há nada para se comemorar; porém, a redução indica que estamos no caminho certo, indica que estamos desenvolvendo uma política pública de qualidade na área de segurança pública”, destacou Casagrande, falando para uma plateia formada por renomados juristas, delegados de Polícia, estudantes de Direito, magistrados e membros do Ministério Público Brasileiro.
Na plateia estava também o governador do Rio, Wilson Witzel, que parabenizou o colega capixaba pela política instalada no Espírito Santo.