Carregando...

Vestindo uma camisa da Seleção Brasileira, o governador Ricardo Ferraço (MDB) teve nesta sexta-feira (19/06) uma extensa agenda em quatro cidades do Sul do Espírito Santo: Mimoso do Sul, Anchieta, Piúma e Itapemirim. À noite, ele retornou para Vitória, a fim de assistir a segunda partida do Brasil na Copa do Mundo, contra o Haiti. Ao lado do ex-governador Renato Casagrande (PSB), do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), e de outras lideranças – como prefeitos e vereadores de cidades do Sul capixaba –, Ricardo fez entregas importantes na região, além de anunciar mais investimentos.

O compromisso começou às 8 horas, em Mimoso do Sul, onde o governador do Espírito Santos realizou agenda de investimentos voltada à reconstrução, ao desenvolvimento urbano e à melhoria da qualidade de vida da população. Durante a visita ao município, foram inauguradas as obras de readequação da Praça José Coimbra de Resende, conhecida como Praça da Mangueira, assinada a ordem de serviço para revitalização da Rodoviária Municipal e autorizada a celebração de convênio para execução de macrodrenagem.

“Junto com o governador Renato Casagrande enfrentamos muitos desafios e um dos momentos mais difíceis foi a tragédia que atingiu Mimoso do Sul. Por isso, é muito gratificante retornar aqui e ver a Praça da Mangueira completamente transformada. Quando estive neste local após as enchentes, encontramos um cenário de destruição. Hoje entregamos uma nova praça para a população. Mimoso do Sul precisa e merece esse cuidado para voltar à normalidade. Aos poucos, estamos reconstruindo a cidade. Muitas dessas obras poderiam ser apenas responsabilidade do município, mas isso não importa para nós. O que nos move é resolver os problemas das pessoas e ajudar a melhorar a vida dos capixabas”, afirmou Ricardo Ferraço.

A primeira entrega da agenda foi a readequação da Praça José Coimbra de Resende. Com investimento de R$ 4,23 milhões, a intervenção transformou o espaço em um moderno complexo de lazer, esporte e convivência para os mais de 24 mil moradores do município. A nova praça conta com quadra poliesportiva com arquibancada, pista de skate, guarita, bancos de concreto, nova iluminação, paisagismo e mobiliário urbano, ampliando as opções de lazer e promovendo mais qualidade de vida para a população.

Ricardo Ferraço também deu ordem de serviço para o início das obras de revitalização da Rodoviária Municipal de Mimoso do Sul. Com investimento de R$ 2,19 milhões, a intervenção prevê a modernização completa do terminal, incluindo novo sistema de iluminação, pavimentação, instalações hidrossanitárias, cobertura metálica, lanchonete, guichê de atendimento, sanitários acessíveis e saguão de espera para passageiros.

O projeto contempla ainda a requalificação de duas praças localizadas no entorno da rodoviária, com implantação de bancos, paisagismo e melhorias urbanísticas, promovendo mais conforto, segurança e acessibilidade para moradores e visitantes.

A agenda foi marcada também pela autorização para celebração de convênio destinado à construção de um extravasor no bairro Boa Sorte, às margens do Rio Muqui do Sul. Com investimento previsto de R$ 6,45 milhões, a intervenção será executada em uma área desapropriada de mais de 56 mil metros quadrados e integra as ações estruturantes voltadas à drenagem urbana e à prevenção de alagamentos no município. Somados, os investimentos entregues e anunciados durante a agenda ultrapassam R$ 12,8 milhões e reforçam o compromisso do Governo do Estado com a recuperação de Mimoso do Sul e com a construção de uma cidade mais resiliente, preparada para enfrentar eventos climáticos extremos.

Por volta das 11h30 de sexta-feira, Ricardo Ferraço e comitiva chegaram a Anchieta. Lá, o governador teve uma agenda de investimentos no município voltada ao fortalecimento da mobilidade, da infraestrutura e da educação. Durante a visita à cidade, foi entregue a pavimentação da Rodovia ES-146, que liga a sede municipal à comunidade de Chapada do A, e autorizado o repasse de mais de R$ 4 milhões para a reforma e ampliação da Creche Francisco Giusti, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil (Funpaes).

“Hoje estamos entregando à população uma nova rodovia, com mais segurança e melhores condições de mobilidade para os capixabas. Também autorizamos recursos para a ampliação de uma creche, que é tão importante para as famílias e para nossas crianças. São obras de naturezas diferentes, mas que têm o mesmo objetivo: melhorar a vida das pessoas. Não importa de quem é a responsabilidade administrativa. O que importa é realizar os sonhos dos capixabas e trabalhar em parceria com os municípios para levar desenvolvimento aos 78 municípios do Espírito Santo”, afirmou o governador.

A pavimentação da Rodovia ES-146 contemplou o trecho entre Anchieta e a comunidade de Chapada do A, em uma extensão de 3,3 quilômetros. Executada pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), a obra recebeu investimento de aproximadamente R$ 4 milhões e incluiu a implantação de pavimentação em blocos intertravados de concreto, sistema de drenagem e assentamento de meio-fio. A intervenção melhora as condições de trafegabilidade e segurança viária para moradores, produtores rurais e demais usuários da rodovia, além de facilitar o deslocamento de pessoas e o escoamento da produção agrícola da região.

Durante a agenda, o governador Ricardo também autorizou o investimento de R$ 4,1 milhões para a reforma e ampliação da Creche Francisco Giusti. A iniciativa será realizada por meio do Funpaes e reforça o compromisso do Estado com a ampliação do acesso à educação infantil de qualidade. As intervenções previstas incluem a modernização da infraestrutura da unidade, adequações às normas de acessibilidade, segurança e condições sanitárias, além da ampliação da capacidade de atendimento. A obra também contribuirá para qualificar os ambientes pedagógicos e de alimentação escolar, proporcionando melhores condições para o desenvolvimento das atividades educacionais e para o acolhimento das crianças e de suas famílias.

Depois de almoça na Chapada do A, Ricardo Ferraço se deslocou para Piúma, município vizinho a Anchieta. Lá, ele visitou obras da orla do município que estão sendo feitas em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Depois, foi a Itapemirim, onde participou do Festival da Colheita, na Praça Domingos José Martins.