O governador Ricardo Ferraço (MDB_) anunciou na tarde desta segunda-feira (06/04) o nome de Jordano Bruno Gasperazzo Leite como novo delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo. Jordano assume no lugar do delegado José Darcy Arruda, que pediu exoneração do cargo na última sexta-feira (03/04) por questões de saúde e pela proximidade da aposentadoria. Atualmente, Jordano Leite é o subsecretário de Estado de Inteligência, da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Ele é delegado de Polícia Civil desde 2007, depois de aprovado em concurso público.
Coincidentemente, o anúncio do nome de Jordano Bruno Leite foi feito por Ricardo Ferraço logo após o primeiro almoço do novo governador com uma autoridade política no Palácio Anchieta, em Vitória. Ricardo recebeu o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, que assumiu a presidência do MDB. Os dois líderes políticos discutiram, no encontro, assuntos relacionados à segurança pública. Euclério é também investigador de Polícia aposentado.
Saiba Mais
Capixaba de Vitória, Jordano Bruno Leite Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), possui especializações em Direito Público pela Faculdade de Direito de Vila Velha, em Direito pela Faculdade de Educação da Serra e em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Universidade Estácio de Sá.
Ao longo de sua carreira, exerceu a titularidade em diversas unidades policiais, entre elas as Delegacias de Fundão, João Neiva e Praia Grande, além de Delegacias Especializadas como a de Segurança Patrimonial, de Crimes Contra o Transporte de Pessoas e Cargas, de Roubo a Bancos e o Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc). Também foi titular do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc) e da Divisão Patrimonial, além de ter atuado como Gerente de Operações Técnicas da Subsecretaria de Estado de Inteligência.
Sua trajetória é marcada pela atuação estratégica na modernização e integração tecnológica da Segurança Pública capixaba, participando de projetos relevantes como a Delegacia Online, o Portal SISP, o Business Intelligence da Sesp, o Recupera, o Teleflagrante, o Inquérito Digital, o Conetjud (integração com o PJe) e o Cerco Inteligente, entre outras iniciativas voltadas ao aprimoramento das ferramentas de investigação e inteligência.



