Depois de ter dado a Cariacica, em quatro anos, o que o município não tinha conquistado em 40 anos – transformação social, desenvolvimento econômica, menor taxa de violência, melhoria da educação e saúde, investimentos milionários nos serviços de infraestrutura e mobilidade urbana –, o prefeito Euclério Sampaio (MDB) tem sido provocado a sair em defesa da dignidade e do respeito à população cariaciquense. Esta luta intransigente de Euclério deu projeção internacional positiva ao município.
Para entender o levante do prefeito mais popular do Espírito Santo, é necessário recorrer à História. O município de Cariacica foi criado pelo Decreto Nº 57, em 25 de novembro de 1890. Até então, era distrito de Vitória, a Capital capixaba.
A linha de ferro Vitória-Minas (aí que reside um erro histórico do Governo Federal da época e que dura até os dias atuais) foi criada em 1904, com a inauguração do seu primeiro trecho em 13 de maio. A estrada de ferro foi construída para transportar café e minério de ferro entre Minas Gerais e o Porto de Vitória. A primeira estação ferroviária, denominada São Carlos (hoje, Pedro Nolasco), foi aberta em 20 de maio de 1905, sendo localizada próximo ao antigo Porto de Argolas, em Vila Velha.
Em 1942, a linha foi incorporada à Vale (então Companhia Vale do Rio Doce), que se tornou a administradora da ferrovia. O prédio original da Estação Pedro Nolasco deixou de operar como terminal de passageiros em 1962, tendo sido transferida para Jardim América, em Cariacica, à margem da Avenida Mário Gurgel (trecho municipalizado da BR-262), onde se encontra até hoje.
No dia 24 de outubro de 2025, o Folha Vitória divulgou uma notícia que dizia “Grande Vitória”: Cariacica não é anunciada como destino em viagem de trem. Informa o texto que, durante o aviso de chegada à estação de Jardim América, o anúncio do locutor não menciona(va) a cidade onde está localizada a Estação Pedro Nolasco.
Um vídeo sobre a situação foi gravado pelos influenciadores digitais Raphael Pontes e Gustavo Cavalcanti, do canal “Comendo o Mundo”. Na gravação, o locutor informa: “Última parada, estação Pedro Nolasco, na Grande Vitória”.
Diante da grande repercussão dos vídeos nas redes sociais, alguns internautas comentaram sobre a polêmica: “Só uma pergunta: quando o trem chega a Minas, eles falam ‘Grande Belo Horizonte’ ou falam que estão chegando em ‘Belo Horizonte?’”, disse um internauta, segundo o Folha Vitória.
Outro comentário também chamou o Euclério Sampaio para resolver a situação: “Alô, meu prefeito, corre aqui tem um negócio para o senhor resolver”. Já um terceiro internauta também escreveu: “Gente! Por que esse preconceito com Cariacica? Isso tem que acabar”.
O prefeito Euclério Sampaio entrou na luta e fez contato com o CEO da Vale, Gustavo Pimenta. E, assim, a cidade de Cariacica passou a ter destaque na viagem do trem de passageiros da Vale, que liga o Espírito Santo a Minas Gerais.
“Quando me alertaram disso, eu liguei para o CEO da Vale e disse que isso era ruim para a cidade. Liguei na quinta à tarde e, na sexta pela manhã, me deram a resposta de que estavam mudando naquele momento”, disse o prefeito.
Euclério Sampaio encaminhou ofício ao Ministério dos Transportes informando que a Estação Pedro Nolasco, onde centenas de pessoas embarcam e desembarcam no trem, fica em Jardim América, Cariacica. Por isso, ele solicita que a linha passe a se chamar ‘Cariacia a Minas’. Segundo a Vale, somente o Governo Federal pode fazer a alteração do nome.
Posteriormente, o prefeito-guerreiro Euclério Sampaio conquistou outra luta. Desta vez, foi com a divulgação do show da dupla sertaneja Jorge e Mateus no Espírito Santo, que ocorreu no dia 18 de outubro – fez parte da turnê que celebra os 20 anos de carreira da dupla – e realizada no Estádio Kléber Andrade, no bairro Rio Branco, na Grande Campo Grande, em Cariacica. O material de divulgação dos show, entretanto, trazia a informação de que a apresentação aconteceria em Vitória.
A informação errada fez com que o prefeito ameaçasse barrar o show. A condição de Euclério para liberar o show no ‘Klebão’, como os torcedores chamam o estádio, era de que os organizadores se retratassem e fizesse a correção do local no material de divulgação do evento, substituindo Vitória por Cariacica. Euclério Sampaio chegou a dizer que usaria até a Guardca Municipal para impedir a realização da festa sertaneja. O organizador do show, Itagildo Marques, teve que concordar com a alteração exigida corretamente pelo prefeito. E o show foi um sucesso.
Euclério Sampaio não fugiu da luta nem mesmo contra os organizadores do grupo musical norte-americano Guns N’ Roses, previsto para o dia 12 de abril de 2026, também no Estádio Kléber Andrade, que fica em…Cariacica. No entanto, ao confirmar, no dia 24 de novembro de 2025, os shows da turnê que ocorre em várias cidades brasileiras, a equipe de redes sociais da banda cometeu um erro: disse que o ‘Klebão’ fica em…Vitória. É mentira. Em declaração repercutida na coluna Leonel Ximenes, em A Gazeta, o prefeito-guerreiro afirmou:
“O Estádio Kleber Andrade é do Governo do Estado, mas é a Prefeitura que emite o alvará de autorização do show. Isso é um desrespeito com Cariacica. Se quiserem fazer o show na Capital, que façam no estádio do Vitória, em Bento Ferreira, e não em Cariacica. Quem desrespeita a cidade de Cariacica não vai ter o nosso apoio. E não é porque é uma banda dos Estados Unidos que vamos recuar. Se quiserem confronto, vão ter. Se precisar, mando a Guarda Municipal cercar o estádio para que o show não seja realizado”, prometeu Euclério Sampaio.
Diante da repercussão, o dono da produtora responsável pela apresentação, Frederico Rezende, afirmou que a empresa fez o trabalho de divulgação certo. O erro foi por parte da banda, que corrigiu em publicações posteriores.
E o prefeito teve mais uma vitória para o povo de Cariacica: Euclério ganhou uma camiseta da banda de rock dos produtores do evento: “O evento é muito bem recebido na cidade. É um evento importante para Cariacica, para o Espírito Santo e para Brasil.”
Euclério Sampaio disse mais: “Estou aqui tendo o prazer de receber o Frederico e o Cícero, que são produtores do evento Guns N’ Roses com a camisa nova já com o nome da nossa cidade de Cariacica.”
Após receber o pedido de desculpas, Euclério Sampaio, decidiu liberar a realização do evento que promete entregar aos fãs sucessos como November Rain e Sweet Child O’ Mine. Nesta. Nesta segunda-feira (01/12), em conversa com o ‘site’ Blog do Elimar Côrtes, o prefeito comentou, sobretudo, em relação às poucas críticas invejosas que recebeu Guns N’ Roses:
“Existem pessoas que não têm sentimento de respeito e valores e que acham que um show musical é mais importante do que a história e a cultura de um povo. O show é, sim, importante para a cidade, o Espírito Santo e o Brasil, porque proporciona a entrada de recursos financeiros e atrai turistas. No entanto, não podemos deixar que shows despeitem a dignidade de um povo. Infelizmente, há pessoas que não têm dignidade e nem respeito próprio”, desabafou Euclério Sampaio.
Nota do Editor
Enquanto Euclério Sampaio trava lutas em prol da população de Cariacica e é destaque na imprensa brasileira e internacional, há figuras públicas que ganham destaque na mídia por práticas criminosas contra o erário. Há políticos que são destaque negativos também por trair a base familiar, levando amantes para passear em outros Estados, quando a família original fica em casa cuidados dos filhos e filhas.



