Depois de receber apoio de todas as Convenções da Igreja Assembleia de Deus no Espírito Santo, do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol) e do Sindicato dos Policiais Penais (Sindppenal), o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), acaba de conquistar mais duas importantes adesões a sua candidatura ao Senado nas eleições de outubro de 2026: a dos pastores da Igreja Presbisteriana e do deputado federal Gilson Daniel, que comanda o Podemos em solo capixaba.
Na sexta-feira (29/08), Euclério recebeu a visita de diversos pastores da Presbiteriana em seu Gabinete, na Prefeitura de Cariacica, no Trevo de Alto Laje. Conversaram sobre o futuro do Espírito Santo, o desenvolvimento econômico e social de Cariacica, a partir de janeiro de 2021, quando Euclério tomou posse para seu primeiro mandato à frente do Executivo Municipal, e ainda falaram sobre política.
Lá estiveram o reverendo Márcio (Presidente do Presbitério Centenário); presbítero Alexandre (presidente do Presbitério Sudeste); reverendo Epaminondas (presidente do Presbitério de Vila Velha); reverendo Rômulo (presidente do Sínodo Central do Espírito Santo); reverendo Gilberto (secretário do Presbitério Sul Litorâneo); reverendo Nilson; o diácono Marcelo (secretário Executivo da Confederação de Homens); e o diácono Carreta:
“Hoje tive a alegria de receber representantes da Igreja Presbiteriana para um café muito especial. Conversamos sobre Cariacica, o Espírito Santo e o nosso Brasil. Fico muito feliz com o reconhecimento do trabalho realizado em nossa cidade e com o apoio recebido ao nosso projeto rumo ao Senado Federal”, disse Euclério Sampaio.
No sábado (30/08), o presidente do Podemos no Espírito Santo, deputado federal Gilson Daniel, disse ao ES Hoje que não apenas abraça o projeto de eleger Euclério senador da República, “como abriu as portas do partido” para que a candidatura seja pelo Podemos. O próprio ES Hoje já havia informado que, se a candidatura do prefeito de Cariacica for concretizada, sendo parte do grupo do governador Renato Casagrande (PSB), que deverá concorrer ao Senado também, e o vice-governador Ricardo Ferraço MDB) ao governo, o projeto inviabiliza o pluripartidarismo. “Isto é, MDB ficaria com duas candidaturas majoritárias – governo e Senado. As chapas precisam de espaços para dois nomes ao Senado – o do governador Casagrande – um para o Executivo e o vice”, pontuou o site.
Na avaliação de Gilson Daniel, se Euclério Sampaio quiser concorrer pelo Podemos, parte desta situação ficaria “resolvida”. Ao ES Hoje, o parlamentar reforçou que seus candidatos seguem sendo Ricardo, Renato e, agora, Euclério.
Na última segunda-feira (25/08), as Assembleias de Deus no Espírito Santo divulgaram Nota Oficial de apoio à candidatura do prefeito Euclério Sampaio ao Senado. Principais lideranças religiosas capixabas, os pastores afirmam que Euclério é o verdadeiro representante dos valores conservadores, cristãos e das famílias no Estado. “Me sinto muito animado e honrado com essa manifestação de apoio”, reagiu o prefeito na ocasião.
Na quarta-feira (27/08), o Sindipol divulgou Nota em que garante apoio da categoria a Euclério Sampaio na corrida ao Senado. O prefeito de Cariacica é investigador de Polícia aposentado:
“O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) declara apoio à pré-candidatura de Euclério Sampaio ao Senado Federal. Euclério é um grande gestor e tem revolucionado a administração de Cariacica. Seu trabalho incansável resultou em altos índices de aprovação popular com uma gestão eficiente, transformadora e com resultados para a população de Cariacica.
Policial civil de carreira, Oficial Investigador de Polícia, Euclério conhece de perto os desafios da segurança pública e da nossa categoria. Sua trajetória e compromisso reforçam a importância de termos no Senado um representante com a capacidade de Euclério, preparado para defender a sociedade capixaba e valorizar os profissionais que garantem a segurança da população. A pauta de segurança é sem dúvidas uma das principais do país.
O Sindipol/ES acredita que Euclério Sampaio reúne as condições necessárias para fortalecer a voz da segurança pública em Brasília e lutar por avanços que beneficiem todo o Espírito Santo.”
No dia seguinte, diretores do Sindppenal receberam a visita do prefeito Euclério Sampaio, que anunciou sua pré-candidatura ao Senado Federal. Euclério recebeu o apoio dos diretores devido sua história de luta a favor da segurança pública e pelas suas pautas voltadas à valorização da Polícia Penal, em todos os níveis: municipal, estadual e nacional.
Durante a visita, os diretores ressaltaram a importância de um trabalho conjunto entre a categoria e o possível mandato de Euclério, em pautas que promovam o fortalecimento da Polícia Penal e o respeito aos profissionais do sistema prisional.



