Carregando...

O governador Renato Casagrande (PSB) visitou, neste sábado (19/04), o Festival da Torta Capixaba 2025, na Ilha das Caieiras, em Vitória. Lá, o líder capixaba percorreu todas as barracas, além de outros restaurantes, e cumprimentou  comerciantes, garçons, demais funcionários e clientes. Casagrande comentou também sobre o estudo que o Governo do Estado realiza para instalar uma linha de teleférico para ligar a Reta da Penha [na Praia do Canto] à Ilha das Caieiras, o que seria mais um marco no sistema de transporte público do Espírito Santo.

Ele parou com seu carro em frente ao portão central do campo do Racing, na Rua Felicidade Corrêa dos Santos, onde há barracas que também participam do evento. De lá, o governador foi a pé até a Avenida Beira Mar, onde se concentra a maior movimentação de pessoas do Festival da Torta Capixaba e onde está instalado também o palco para apresentações musicais. Ainda na Rua Felicidade Corrêa dos Santos, o governador cumprimentou e abraçou moradores e conheceu Tia Laura, a primeira líder comunitária da Ilha das Caieiras.

O Festival da Torta Capixaba 2025, uma das celebrações mais tradicionais da Semana Santa no Espírito Santo, começou na quinta-feira (17/04) e se encerra no domingo (20/04). Atrai turistas e moradores de outras regiões da Grande Vitória para degustar torta capixaba, moqueca e demais pratos cuja matéria prima são mariscos e frutos do mar.

O Festival da Torta Capixaba 2025 recebe apoio da Associação dos Pescadores, Marisqueiros e Desfiadeiras da Ilha das Caieiras e Grande São Pedro (Aspemade), do Movimento Comunitário Ilha das Caieiras, Sicoob e Supermercado Castelo.

Por onde passava e parava, Renato Casagrande era abordado por moradores e visitantes do Festival da Torta Capixaba. Todos queriam (e conseguiram) tirar fotos com o governador e, em muitos casos, gravar vídeos e postar em suas redes sociais: “Minha live com o governador já está bombando na Bahia. O povo do meu grupo lá da Bahia adora o Renato Casagrande”, disse uma moradora da Ilha das Caieiras, que é baiana.

Ao passar perto do palco onde se realizam os shows musicais, Casagrande teve seu nome anunciado no alto falante pelo vocalista do grupo Samba Crioulo. O governador agradeceu e cumprimentou os músicos.

Ao final do passeio por todas as barracas, Renato Casagrande falou da importância de estar na Ilha das Caieiras nesse período de Páscoa.

“A Ilha das Caieiras é um símbolo para nós capixabas. É palco de uma riqueza cultural muito grande e gastronomia bastante importante. E, na Semana Santa, não vir à Ilha das Caieiras é como ir à Roma e não ver o Papa. A gente vem aqui, onde encontra uma turma boa, alegre e feliz, uma festa bonita. O Movimento Comunitária da Ilha das Caieiras está de parabéns [pela organização do evento], assim como as lideranças locais e todas as pessoas que trabalham na produção da torta e da moqueca. Temos uma diversidade aqui para poder aproveitar um dia como este que é feriado”, disse o governador.

Casagrande comentou também sobre um dos estudos elaborados pelo Governo do Estado que visa a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana da Grande Vitória. Uma das ações analisadas, conforme o ‘site’ Blog do Elimar Côrtes informou em primeira mão na quinta-feira (17/04), é a instalação de teleféricos em Vitória e em Vila Velha. Na Capital, uma das linhas vai ligar a Zona Norte – região da Reta da Penha – à Ilha das Caieiras.

Segundo o governador, a iniciativa está em estudo e vai potencializar ainda mais o turismo na Ilha das Caieiras, além de melhorar a mobilidade urbana e facilitar a locomoção da população da Grande São Pedro:

“Estamos em processo de estudo [implantação do teleférico], para ver se tem viabilidade econômica ou não. Estamos primeiro fazendo o estudo antes de bater o martelo. O sistema vai ajudar no Turismo e para a mobilidade das pessoas será muito interessante”, frisou o governador, que, já quase no  final da visita ao Festival da Torta Capixaba, se encontrou com a vereadora Karla Coser (Vitória/PT).

(Fotos: Blog do Elimar Côrtes e Rodrigo Zaca)