O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, gravou um vídeo na madrugada desta quarta-feira (16/04), ao chegar à sede da Prefeitura, no Trevo de Alto Laje, para iniciar mais um dia de trabalho, e postou no Instagram. No vídeo, Euclério reforça mais uma vez sua lealdade ao governador Renato Casagrande (PSB) e ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). O prefeito afirma que o Espírito Santo “não pode cair em mãos erradas” e precisa permanecer unido em prol “do desenvolvimento extraordinário que está ocorrendo”.
Como sempre faz diariamente, Euclério chegou antes do amanhecer nesta quarta-feira à Prefeitura de Cariacica. Desceu de seu carro particular – que ele mesmo dirige – na garagem da Prefeitura e gravou o vídeo. Eram 4h40 quando ele postou. Agradeceu a Deus por sua saúde e falou sobre uma importante conquista para Cariacica, que é o segundo município com maior taxa de investimento no Espírito Santo e 14ª no Brasil. No Espírito Santo, o município apresenta a 2ª maior taxa, conforme dados do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall:
“Esse resultado é fruto do trabalho comprometido de nossa equipe em prol da população de nossa população…E deixar o meu abraço e meu carinho ao governador Casagrande e ao vice Ricardo Ferraço, que são parceiros de nossa cidade. E dizer que estamos juntos para que o Espírito Santo não caia em mãos erradas. E que o desenvolvimento extraordinário que vem ocorrendo possa continuar. Que Deus nos abençoe.”
Mais tarde, em conversa com o ‘site’ Blog do Elimar Côrtes, o prefeito de Cariacica explicou o motivo de sua manifestação de madrugada: “Minha fala foi no sentido de não restar dúvida de que estou no grupo do governador Renato Casagrande. Minha fala marca terreno”.
Euclério Sampaio disse mais: “Eu quis expressar que o Espírito Santo está tendo uma excelente gestão através do governador Casagrande e o povo não pode arriscar na hora de escolher, trocando o certo pelo duvidoso. Entendo que o candidato a governador [de 2026] saia do grupo do Renato Casagrande para dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento social e econômico nas 78 cidades capixabas”.
O prefeito Euclério Sampaio traça o perfil do candidato ideal, que, para ele, hoje é o vice Ricardo Ferraço: “Que seja desprovido de vaidades e do espírito de guerra. Tem que ser alguém para unir as pessoas em favor do Espírito Santo.”
A manifestação de Euclério Sampaio ocorre um dia depois em que o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), recebeu em seu gabinete a visita do secretário Municipal de Governo de Vitória, o ex-deputado estadual Erick Musso (Republicanos). O deputado federal Victor Linhalis (Podemos), aliado de Arnaldinho, também participou do encontro.
Arnaldinho postou o encontro no Instagram, com uma foto em que aparecem ele, Erick e Victor. O prefeito pontuou: “Recebendo @erickmusso, ex-presidente da Ales, e o deputado federal @drvictorlinhalis. Conversamos sobre os desafios das grandes cidades e o futuro do Espírito Santo!”
Braço direito do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), nas tratativas políticas, Erick vem realizando reuniões com lideranças para apresentar o nome de Pazolini como possível candidato ao governo do Estado em 2026 ou ao Senado. De acordo com fontes políticas, recentemente Erick Musso fez esse mesmo movimento em direção a Euclério Sampaio. Entretanto, o ‘braço direito’ de Pazolini não conseguiu êxito junto ao prefeito de Cariacica por conta da lealdade de Euclério com o governador Casagrande e seu grupo político. Erick acabou, então, indo ao prefeito de Vila Velha.
E, Arnaldinho Borgo, que é do grupo político do governador Renato Casagrande, também almeja a chance de entrar na disputa. E o governador sabe disse e lida com a situação com naturalidade. Tanto que, na quarta-feira (15/04), quando esteve em Linhares para o lançamento da Operação Colheita, ele concedeu entrevista ao ‘site’ Em Dia ES, mencionando outros nomes de seu grupo político para disputar as eleições de 2026, além de Ricardo e Ferraço:
“Temos bons nomes. O Ricardo Ferraço é a primeira opção — ele decidirá no momento certo, junto comigo. Mas também temos outras lideranças importantes: o prefeito de Cariacica, Euclério; o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho; Sérgio Vidigal [atual secretário Estadual de Desenvolvimento]; e os deputados federais Gilson Daniel (Podemos) e Da Vitória (PP).”
Casagrande, porém, ressaltou na mesma entrevista a parceria com o vice-governador: “O Ricardo, além de vice, hoje já governa comigo. O Espírito Santo tem, de certa forma, dois governadores. O orçamento é um só, mas dividimos a responsabilidade.”



