Carregando...

Pelo menos 971 alunos-soldados começaram, na sexta-feira (23/08), o Estágio Profissional Supervisionado (EPS) do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD). Eles já estão nas ruas da Grande Vitória para ajudar o efetivo ostensivo a combater crimes contra o patrimônio. Despois do estágio e da formatura, prevista para o dia 31 de outubro de 2024, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, os 971 futuros soldados serão incorporados a Batalhões e Companhias da PM espalhadas por todo o Estado. Presente no ato solene que deu início ao estágio, na Praça Oito, em Vitória, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que, em novembro, mais mil candidatos aprovados no último concurso da PM começarão outro CFSD, na Academia da Polícia Militar, em Cariacica:

“Neste momento [alunos-soldados] vão ajudar no combate aos crimes contra o patrimônio. Trata-se de um estágio profissional, mas depois eles vão ser incorporados nos Batalhões e demais unidades em todo o Estado. Em novembro começamos outra turma com mais mil policiais. Estamos ofertando à população capixaba mais policiais militares para poder fortalecer um trabalho na área de segurança pública, que, neste momento, é no combate a crimes contra o patrimônio”, disse Casagrande, que cumprimentou familiares dos futuros soldados, na Praça Oito.

Com uma carga horária total de 360 horas, o estágio vai acontecer até o dia 27 de outubro, período que 971 alunos-soldados colocarão em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação na Academia da PM. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, esta é uma etapa fundamental e imprescindível do curso, desempenhando um papel crucial na formação dos futuros policiais militares. “O Estágio Profissional Supervisionado é projetado para consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos, permitindo que os alunos-soldados apliquem na prática as competências desenvolvidas durante o período de formação”, explicou o coronel Caus.

Conforme estabelecido pelo Projeto Pedagógico, o estágio permite que os alunos-soldados desenvolvam e demonstrem as habilidades necessárias para a atuação no policiamento ostensivo no ambiente das unidades operacionais da Polícia Militar localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória, bem como em blitze realizadas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

O comandante-geral, coronel Douglas Caus, agradeceu pelos investimentos do Governo de Estado, destacando a importância do estágio para o reforço do policiamento nas ruas. “É nesse ambiente operacional que nossos alunos-soldados vão aprimorar não apenas suas competências técnicas, mas também seu senso de responsabilidade, ética e trabalho em equipe. Eles aprenderão a lidar com desafios reais, a se adaptar a diferentes cenários e a agir com firmeza e empatia, sempre com o objetivo de garantir a segurança e a ordem pública”, disse Caus, que completou: “Eles serão usados no patrulhamento local para ajudar no combate a roubos e furtos neste primeiro momento do estágio. Depois, irão para todo o Estado”.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Leonardo Damasceno, também destacou a importância do reforço no policiamento com o empenho dos alunos soldados. “Este é um Estado que acredita na diferença que tem o policial na rua fazendo policiamento comunitário, que acredita na segurança pública e que acredita que a população merece esse investimento”.

Falando à tropa, o governador Renato Casagrande reafirmou a prioridade do governo de reduzir a criminalidade, e, em especial, homicídios no Estado.  “Nós, de fato, assumimos o Governo do Estado com um efetivo baixo, fizemos concursos para poder fazer frente ao enfrentamento à criminalidade. Esse é o nosso trabalho, o trabalho que tem um objetivo claro de estruturar cada vez mais nossas forças de segurança”.

Os 971 alunos-soldados fazem parte do edital do concurso de 2022. Foram convocados para a Academia mil aprovados. No entanto, 29 candidatos foram sendo eliminados ou desistiram do curso nesse período.

A ato solene do estágio, na sexta-feira, atraiu familiares dos alunos-soldados. Para esses pais, mães, esposas, filhos e irmãos dos futuros policiais, o governador Renato Casagrande deu uma mensagem de agradecimento e depois os cumprimentou e parou para fotos: “Quero cumprimentar às lideranças comunitárias do Centro [de Vitória] e familiares dos alunos-soldados que estão aqui. Sei que todos estão orgulhosos. Vocês, alunos-soldados, têm responsabilidade muito grande com o Estado do Espírito Santo e com seus familiares”.