Carregando...

As unidades prisionais do Espírito Santo começaram a receber equipamentos de raio-x e bodyscans de radiação ionizante para inspeção corporal, com o objetivo de reforçar ainda mais a segurança. A ação integra o Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Prisional (Moderniza-ES), da Secretaria da Justiça (Sejus), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Penitenciária Estadual de Vila Velha VI, localizada no Complexo Prisional de Xuri, no município de Vila Velha, foi a primeira a receber o equipamento de raio-x. Na manhã de quarta-feira (04/02), o coordenador-geral da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira, e o gerente de Infraestrutura do programa, Felipe Massaroni, foram recebidos pelo diretor-adjunto da unidade, Leonardo Neffa, para tratar da instalação dos equipamentos e da modernização da estrutura do espaço.

A entrega dos equipamentos será realizada de forma gradual nas próximas semanas, totalizando, neste momento, 13 aparelhos de cada tipo, todos de última geração. O bodyscan de radiação ionizante permite identificar o que a pessoa revistada carrega, tanto no interior do corpo quanto oculto nas roupas ou em objetos pessoais, possibilitando a detecção de drogas, armas e outros itens ilícitos. Já o equipamento de raio-x utiliza tecnologia semelhante para identificar materiais proibidos em bolsas, malas, pacotes e outros volumes que ingressam nas unidades prisionais.

Além de reforçar a segurança, a aquisição dos equipamentos atende à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu a realização de revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios. No Espírito Santo, no entanto, o procedimento já não é realizado há mais de uma década.

“A chegada desses equipamentos de última geração consolida o Moderniza-ES como um marco na gestão penitenciária capixaba. Há mais de dez anos o Espírito Santo não realiza revistas íntimas vexatórias, se consolidando como modelo em boas práticas e no respeito à dignidade. Essa tecnologia vem para somar às nossas ações, garantindo procedimentos de inspeção muito mais eficazes e, acima de tudo, humanizados para os visitantes. Nosso foco é elevar o padrão de segurança das unidades, impedindo a entrada de ilícitos com precisão tecnológica que convergem para um sistema prisional moderno, eficiente e pautado nos direitos humanos”, afirmou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.

O coordenador-geral do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira, ressaltou o trabalho multidisciplinar realizado pelas equipes. “Nossa equipe de infraestrutura e tecnologia tem trabalho firme nos últimos meses para viabilizar o recebimento e instalação desses equipamentos nos locais adequados. A previsão é que nas próximas semanas os equipamentos estejam em pleno funcionamento nas unidades”, destacou Teixeira.

O investimento da aquisição desses equipamentos no valor de 11,7 milhões faz parte do conjunto de ações do Moderniza-ES voltadas à ampliação e modernização dos serviços da Secretaria da Justiça (Sejus), contemplando projetos nas áreas de ressocialização, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade ambiental.