O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, elogiou os progressos obtidos pelo Espírito Santo no combate à criminalidade. Ele disse que as políticas implementadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) colocaram o Estado em um ‘patamar avançadíssimo’ na área da segurança. A fala do ministro foi feita durante palestra que ele proferiu no nosso Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Estado, na Enseada do Suá, em Vitória, na nesta segunda-feira (08/12). Ricardo Lewandowski atendeu convite do presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr., para participar da solenidade em comemoração ao Dia da Justiça, celebrado nesta segunda-feira. Casagrande também participou da cerimônia.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, o Espírito Santo encerrou o mês de novembro de 2025 com o menor número de homicídios dolosos da série histórica iniciada em 1996. Foram 71 registros no mês, três a menos que em 2024 — até então o melhor novembro da série histórica. O resultado também garantiu ao Estado o menor acumulado no ano desde o início da série.
De janeiro a novembro de 2025, foram contabilizados 720 assassinatos, uma redução de 9,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 795 casos — o melhor resultado até então.
“O Espírito Santo está avançadíssimo no tema da segurança pública e o Estado de parabéns pelas conquistas alcançadas, como a redução nos índices de violência”, disse o ministro da Justiça, ao se referir ao Programa Estrado Presente em Defesa da Vida, criado por Casagrande ainda em seu primeiro mandato, entre 2011 e 2014, e retomado em janeiro de 2019, quando assumiu a segunda gestão.
Ricardo Lewandowski esteve em Vitória para proferir palestra sobre segurança pública. Ele abordou a respeito das facções criminosas e explicou como o combate deve ser feito atualmente: “O combate às facções e organizações criminosas não se faz mais de modo isolado. O combate hoje é global, exige a parceria entre todas as Nações. No nosso caso, exige parcerias entre os entes federados: municípios, Estados e Governo Federal”, ponderou o ministro.
Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski afirmou que em seus mais de 45 anos atuando como magistrado e na advocacia, aprendeu que, “na segurança pública, não existe bala mágica” para os problemas causados pela violência. O que existem, explicou, são estudos, planejamento e implementação de políticas públicas eficazes. Foi aí que ele, de novo, enalteceu o trabalho feito pelo Governo capixaba:
“É necessário que se estudem os fenômenos da criminalidade. O trabalho que o governador Renato Casagrande vem fazendo nessa questão é excelente. Casagrande trabalha sem fazer alardes, mas temos outros governadores dizendo que estão resolvendo os problemas da criminalidade sem apresentar estudos e provas”, frisou o ministro da Justiça.



