A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) confirmou na quarta-feira (03/12) que chegou a um acordo com o jornalista José Luiz Datena para que ele apresente programas na TV Brasil e na Rádio Nacional, emissoras da empresa. A EBC é uma empresa pública federal criada em 2007, com o objetivo de desenvolver e operar o Sistema Público de Comunicação no Brasil. É custeada com recursos públicos, contribuições e receitas próprias.
A informação do convite a Datena foi inicialmente divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Em nota, a EBC afirmou que os termos do contrato com Datena, como o salário que o jornalista vai receber, ainda estão em fase de ajuste e que não há previsão de data para a estreia dos programas.
“A EBC confirma o acordo para ter o jornalista José Luiz Datena na grade de programação tanto da TV Brasil quanto da Rádio Nacional. Os termos do contrato ainda estão em fase de ajuste e ainda não há previsão de data de estreia” afirmou a empresa pública.
Datena foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, na última segunda-feira (1º/12). Ele comandará um talk show semanal na TV Brasil e um programa diário na Rádio Nacional, das 8h às 10h, com entrevistas sobre temas variados, incluindo segurança pública.
Dos programas policiais à política
Nascido em Ribeirão Preso (SP), Datena tem 68 anos de idade e, como jornalista, se destacou na apresentação de programas com temática policial. Ele começou no jornalismo esportivo, atuando como repórter e locutor em emissoras de rádio. Posteriormente, migrou para a televisão, onde atuou em outras áreas do jornalismo.
Na cobertura policial, apresentou programas como o Cidade Alerta, da Record, e Brasil Urgente, da Band. Também teve passagens pela RedeTV! e pelo SBT.
Em 2024, Datena disputou, pelo PSDB, a eleição para a Prefeitura de São Paulo, ficando em quinto lugar. A campanha ficou marcada por uma cadeirada que o jornalista deu em Pablo Marçal, candidato do PRTB, durante um debate transmitido pela TV Cultura, em setembro de 2024. Datena tem boa relação com o presidente Lula e, inclusive, se encontrou com o petista durante a campanha presidencial e em visita no Palácio do Planalto.
Sindicatos e Fenaj condenam contratação de Datena pela EBC
A contratação de Datena pela EBC não foi bem recebida pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelos Sindicatos dos Jornalistas do Distrito Federal, do Rio de Janeiro e de São Paulo, que se manifestaram uma nota de repúdio contra a decisão. As entidades afirmam que a escolha mostra falta de um projeto claro para a comunicação pública federal. Para os grupos, a gestão Lula não avançou na valorização profissional nem na reestruturação da empresa após quase três anos.
No comunicado, as organizações dizem denunciar problemas na EBC desde 2016. Lembram que, no governo Jair Bolsonaro, enfrentaram tentativas de privatização e censura. Agora, criticam o que chamam de manutenção do “desmonte”.
Os sindicatos também apontam o histórico do apresentador: “Ao longo de sua trajetória em veículos privados, Datena consolidou um tipo de ‘jornalismo’ marcado pelo desrespeito sistemático aos direitos humanos e pelo proselitismo político – práticas vedadas pela legislação que rege a comunicação pública e que criou a EBC”, diz a nota publicada no site da Fenaj.



