Carregando...

Ao inaugurar, na quarta-feira (24/09), mais duas Torres de Segurança em Vitória – nos bairros Itararé e Ilha das Caieiras –, o governador Renato Casagrande (PSB) refirmou seu compromisso de melhorar cada vez mais a segurança pública na Capital capixaba. Graças aos investimentos milionários do Governo do Estado, os índices de criminalidades vêm caindo a cada dia em Vitória. A redução é verificada nos crimes contra a vida e contra o patrimônio.

Até quinta-feira (25/09), o número de homicídios em 2025 na Capital do Espírito Santo teve queda de 43% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 28 neste ano, contra 49 em 2024. A redução se deve, sobretudo, às ações das Polícias Civil e Militar, que têm aumentado o número de prisões de assassinos e traficantes.

Nos crimes contra o patrimônio, os maiores destaques são as reduções de roubos a comércio e a ônibus. No primeiro caso, a queda até o momento é de 68%: foram 40 roubos nos primeiros nove meses deste ano, contra 125 em 2024. O número de assaltos dentro de ônibus tem redução de 52,78%: nos primeiros nove meses do ano passado, foram 288 casos, contra 136 no mesmo período de 2025.

Em relação a crimes informáticos, a redução chega a 39,66% neste ano. A Polícia Civil registrou 527 casos de janeiro a setembro de 2024, enquanto no mesmo período deste ano são 318 registros. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) registra queda também nos índices de roubos a pessoas em via pública no município de Vitória. Até este momento de 2025, são 948 registros, enquanto no mesmo período do ano passado foram 1.197 casos, redução de 28,80%.

A cidade de Vitória conta com 13 Torres de Segurança instaladas pelo Governo do Estado. Estão localizadas no Parque Moscoso, Praça Costa Pereira, Praça Getúlio Vargas (Esplanada Capixaba), Praça do Papa, Enseada do Suá (em frente ao Shopping Vitória), Reta da Penha (entre o Boulevard e Centro da Praia), Praça dos Namorados, Triângulo das Bermudas (Praia do Canto), Praça de Itararé, Ufes (saída de Jardim da Penha), orla da Ilha das Caieiras, Praia de Camburi (próximo ao píer de Iemanjá) e Parque da Vale (Jardim Camburi).

Ao entregar a Torre de Segurança no bairro Itararé, o governador Renato Casagrande destacou a importante do equipamento para a cidade de Vitória:

“Mais um Totem de Segurança entregue para a população de Vitória. Estamos não apenas entregando as torres, mas sim um programa robusto de segurança pública que envolve investimentos pesados do Governo do Estado. Esse trabalho de fortalecimento e reestruturação da área visa sufocar a criminalidade e diminuir a impunidade, colocando atrás das grades quem estava foragido há anos”, defendeu o governador.

As torres se comunicam diretamente com o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e, junto com as câmeras de reconhecimento facial e com o Cerco Inteligente do Estado, ampliam a presença e a capacidade de resposta das forças policiais. Os novos Totens de Segurança têm o objetivo de aumentar a presença do Estado em locais de vulnerabilidade social, de grande circulação de pessoas, regiões comerciais relevantes ou com alta incidência de crimes contra o patrimônio. O investimento é de R$ 19 milhões, com recursos provenientes do Tesouro Estadual.

A estrutura é robusta e imponente, possui quatro metros de altura, voltada ao monitoramento urbano inteligente. É equipada com giroflex semelhante ao das viaturas policiais, comunicadores de alta potência, botão de comunicação direta com o Ciodes 190, câmeras 360° e sistema de mensagens automáticas de áudio. A solução incorpora, ainda, tecnologia de inteligência artificial, capaz de identificar aglomerações e invasões a áreas restritas, realizar contagem de pessoas e objetos, reconhecer placas de veículos com restrições, como furtos ou roubos, e analisar comportamentos suspeitos, emitindo alertas automáticos.