O governador Renato Casagrande (PSB), o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), visitaram na manhã de segunda-feira (22/09) as obras de reurbanização da nova orla de Ponta da Fruta. Foi uma visita técnica, porém, recheada por um forte conteúdo político. Demonstrou, mais uma vez, a união dessas três grandes lideranças políticas capixabas em prol do desenvolvimento de Vila Velha e do Espírito Santo.
A visita ocorreu dentro de mais edição do Programa Café na Obra e contou também com a presença de secretários estaduais e municipais, lideranças comunitárias e moradores da região. O projeto da nova orla abrange 6,5 quilômetros: vai da orla Nova Ponta da Fruta a Interlagos e contempla serviços de drenagem, pavimentação, construção de ciclovia e instalação de equipamentos públicos de lazer.
“Visitamos as obras de mais um trecho da Ciclovia da Vida em Vila Velha, ligando a Nova Ponta da Fruta até Interlagos. São 6,5 quilômetros de ciclovia e passeio, com reabilitação de ruas e Calçada Cidadã, ampliando a mobilidade, a acessibilidade e os espaços de lazer. Uma conquista que valoriza a orla, incentiva o turismo e melhora o dia a dia de quem pedala, caminha ou simplesmente curte a região”, pontuou Renato Casagrande.
As intervenções ocorrem em vias como a Avenida Atlântica, Avenida Antônio Leite e Rua Sílvio Baratela. O contrato com a empresa responsável pela execução da obra, é de R$ 28,5 milhões, recursos provenientes da Prefeitura de Vila Velha e do Governo do Estado.
Em seu discurso, o vice-governador Ricardo Ferraço reafirmou que os investimentos feitos pelo Governo em Vila Velha e nos demais 77 municípios capixabas somente são possíveis porque “temos um Estado organizado”. Ricardo destacou ainda que o Governo de Renato Casagrande mantém sempre diálogo com todos os entes municipais, com a finalidade de “construir pontes” por meio de políticas públicas em favor da população:
“O Governo faz, principalmente com a Prefeitura de Vila Velha, parcerias fortes, pois, em épocas passadas, a cidade ficou muito tempo isolada. Fazemos investimentos porque temos um Estado organizado. Por isso, a necessidade da continuidade de um projeto político que valoriza o diálogo e o trabalho, para que o Estado possa continuar tendo capacidade de investimento, como essa intervenção na nova orla de Ponta da Fruta”, frisou Ricardo Ferraço, que arrancou aplausos e foi cumprimentado pelo prefeito Arnaldinho Borgo, à frente do governador Casagrande.
Sobre a obra, o prefeito informou que, atualmente, a rede tronco de drenagem já está 95% executada. As ruas 10 e Maringá foram pavimentadas com meios-fios instalados. Na Rua Sílvio Baratela, estão em andamento a pavimentação e a colocação de meios-fios, além da construção de contenções da orla com muro gabião. Já na Avenida Atlântica foi iniciada a base para pavimentação, calçadão e ciclovia.
Arnaldinho Borgo lembrou ainda que a obra da nova orla de Ponta da Fruta integra um plano mais amplo de requalificação de toda a orla de Vila Velha, que prevê a urbanização e interligação de 32 quilômetros de extensão, além da implantação de uma malha cicloviária de 21 quilômetros e de ações de gestão urbana e ambiental.
“O objetivo é transformar toda a frente marítima do município, promovendo mobilidade, infraestrutura, lazer e mais qualidade de vida para moradores e os turistas”, afirmou o prefeito.



