Ao participar, na manhã desta quinta-feira (11/09), da abertura do 8º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, que se realiza no Hotel Senac, na Ilha do Boi, em Vitória, o governador Renato Casagrande (PSB) defendeu o fortalecimento da comunicação pública como forma de facilitar o acesso da população aos serviços prestados por órgãos públicos e também como uma ferramenta de combate à desinformação, feita por fake news em redes sociais.
O avento, que se encerra na sexta-feira (12/09), promove debates estratégicos para a construção e fortalecimento da comunicação pública no País. O Fórum reúne profissionais e gestores de todo o Brasil para refletir, aprender e colaborar por uma comunicação mais transparente, acessível e conectada às realidades locais.
“Este evento mostra a importância da integração da comunicação pública de todo o País. Mostra ainda que precisamos ter sempre uma comunicação cada vez mais eficiente para enfrentar as fake news. Revela a necessidade de nos comunicarmos de forma horizontal com os diversos meios de comunicação e estar sempre se inovando para levar informação à sociedade. Há pessoas que passam o dia produzindo notícias falsas e nós temos que desmistificar as fake news”, disse Casagrande.
O 8º Fórum foi aberto pelo atual presidente do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, o jornalista Igor Marques, que é o secretário de Estado da Comunicação do Rio de Janeiro. Ele e a secretária Estadual de Comunicação do Espírito Santo, a jornalista Flávia Mignoni, falaram da importância da presença do governador capixaba no evento: “A presença do governador Casagrande aqui é o reconhecimento dele da importância da comunicação para a sua gestão” frisou Igor.
Renato Casagrande reconhece os desafios enfrentados pelos gestores da comunicação pública no dia a dia. Falou ainda sobre o Espírito Santo, que hoje é um Estado organizado no aspecto político e administrativo: “No passado, nosso Estado tinha uma imagem ruim. Hoje, temos alcançado resultados positivos em várias áreas. O Espírito Santo cresce acima da média nacional e implementamos políticas públicas de qualidade na segurança pública, educação, saúde e em demais áreas”.
O governador capixaba salientou também que a comunicação pública tem o papel de facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Poder Público: “Outra missão [da comunicação pública] é enfrentar os desafios das fake news. Considero a atividade de vocês muito estratégica para dar aos governantes a possibilidade de ficarem e pé com seu projeto político-administrativo”.




