O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), é o que tem a gestão mais bem avaliada entre os quatro Estados da Região Sudeste. Esta informação tem como base as pesquisas divulgadas recentemente por dois institutos nacionais: Paraná Pesquisa e Genial/Quaest. Na terça-feira (18/08) passada, o Instituto Paraná divulgou pesquisa feita no Estado, apontando que Casagrande é aprovado por 79,3% dos capixabas.
Ainda de acordo com o mesmo instituto, a administração do governador é considerada ‘ótima’ por 23,4% dos entrevistados; ‘boa’ por 40%; enquanto 24% a consideram ‘regular’. Outros 4,6% consideram ‘ruim’ e 6,4%responderan ser ‘péssima’. Pelo menos 1,7% não soube responder.
Para a realização da pesquisa, o Instituto Paraná ouviu 1.510 eleitores em 46 municípios do Espírito Santo entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025. Tal amostra representativa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.
Na sexta-feira (22/03), a Genial/Quaest divulgou pesquisa feita em apenas oito Estados. Entre os Estados do Sudeste, a Quaest ignorou o Espírito Santo. No Sudeste, a pesquisa aponta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cotado para disputar a Presidência do País em 2026, com 60% de aprovação e 29% de desaprovação.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem o aval de 55% dos mineiros. Zema é reprovado por 35% dos mineiros. Ele está em segundo mandato e lançou sua candidatura à Presidência no último dia 16 de agosto. Já o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), é aprovado por 43% dos fluminenses e tem uma desaprovação de 41%.
No restante dos cinco Estados pesquisados pela Genial/Quaest, apenas dois governadores têm aprovação superior a Renato Casagrande: Ronaldo Caiado (União Brasil) – que está em segundo mandato e é pré-candidato ao Palácio do Planalto –, com aprovação de 88% e desaprovação de 9%; e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná. Também pré-candidato à Presidência da República, ele é aprovado por 84% dos paranaenses e tem desaprovação de 12%.
Casagrande também soma índice de aprovação superior aos outros governadores avaliados pela pesquisa da Quaest. Jerônimo Rodrigues (PT), governador em primeiro mandato na Bahia e candidato à reeleição, é aprovado por 59% dos eleitores de seu Estado. Enquanto isso, são 33% os que os desaprovam. Eduardo Leite (PSD), já em segundo mandato no Rio Grande do Sul e avaliando entre a disputa do Planalto ou do Senado em 2026, tem 58% de aprovação e 38% de desaprovação. Em Pernambuco, onde está em primeiro mandato e é candidata à reeleição, a governadora Raquel Lyra (PSD) tem aprovação de 51% e reprovação de 45%.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.644 entrevistas em São Paulo; 1.482 em Minas; 1.404 no Rio; 1.200 na Bahia; 1.104 em Goías; 1.104 no Paraná; 1.104 no Rio Grande do Sul; e 1.104 em Pernambuco. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais o para menos em São Paulo e de 3 pontos percentuais nos demais Estados. O nível de confiança é de 95%.



