Ao anunciar na manhã desta sexta-feira (27/12) o tema da Festa da Penha de 2025, o bispo auxiliar de Vitória, Dom Andherson Franklin, afirmou que o Papa Francisco, convidado para participar do evento, estará acompanhando a festa e abençoando os capixabas. O próximo ano é importantíssimo para os cristãos de todo o Planeta, pois se celebra os 2025 anos de nascimento de Jesus Cristo. Por isso, será o ano de Jubileu, evento que representa um período de perdão dos pecados dos fiéis. Com o lema “Peregrinos de Esperança”, o Jubileu de 2025 convida a Igreja Católica e a todos a redescobrirem a esperança e a espalhá-la. E é bebendo justamente desta fonte de inspiração que a Festa da Penha em 2025 terá como tema “Com Maria, peregrinos de esperança”.
O convite para o Papa vir ao Espírito Santo e participar da Festa da Penha, que em 2025 será de 20 a 28 de abril, fora feito pelo governador Renato Casagrande (PSB), ao ser recebido por Francisco no dia 9 de novembro de 2024, em audiência privada no Vaticano. Casagrande fez uma escala na Itália, antes de seguir para o Azerbaijão, onde participou da nona Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP29). Na coletiva de imprensa desta sexta-feira, Dom Andherson lembrou desse encontro de Casagrande com o Papa:
“O nosso governador esteve recentemente com o Papa Francisco, algo que foi possibilitado pela Nunciatura [Nunciatura Apostólica é a principal representação diplomática do Vaticano no Brasil] e também pelo próprio arcebispo Dom Dario Campos. E ele fez um convite. Lá, Renato Casagrande convidou o Papa para vir à Festa da Penha. Nós sabemos dos grandes desafios que é a presença dele aqui, porém, nós sabemos que ele conhece a festa. Eu mesmo tive a oportunidade de falar com o Papa Francisco. Dom Dario já falou com o Papa Francisco, quando nós o visitamos recentemente, sobre a beleza da Festa da Penha e o quanto ela está no coração do povo católico do Brasil”, disse o bispo Dom Andherson.
Indagado se o Papa poderia pelo menos participar da Festa da Penha virtualmente, Dom Andherson completou: “Nós sabemos que chega a notícia a ele. Nós fazemos de modo que chegue, ou seja, ele de longe reza por nós.”
Em 2025, o maior evento religioso do Espírito Santo e terceiro maior do Brasil completa 455 anos. Os detalhes da festa mariana, que homenageia e celebra a Padroeira do Espírito Santo, foram apresentados à imprensa, pela Arquidiocesa de Vitória, no Centro de Treinamento Dom João Batista, na Praia do Canto, em Vitória.
O Convento da Penha fica em Vila Velha e a festa, entretanto, envolve outros municípios, como Vitória e Cariacica. É de Vitória que sai, no sábado que antecede o grande dia das festividades religiosas, a Processão dos Homens (da Família). E Cariacica vai receber, mais uma vez, a imagem da santa. O Jubileu, explicou Dom Andherson, é um momento importante para fortalecer a relação com Deus e com a própria Igreja, buscando a peregrinação, a oração e a reconciliação. “Nossa Senhora da Penha é exemplo peremptório de confiança no amor e na misericórdia de Deus, e na fé inabalável. Assim como Maria, que nunca desistiu, nós também caminhamos com coragem, sempre acreditando em um futuro melhor. (…) A Virgem Maria nos guia com seu amor materno”, diz trecho do manifesto de 2025.
As romarias, pontos altos da Festa da Penha, ajudam a simbolizar toda essa mensagem de caminhada e peregrinação. O Convento da Penha, aliás, será um dos locais de peregrinação comunitária no Espírito Santo em 2025. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o Papa Francisco abriu o Jubileu de 2025, o chamado “Ano Santo”. Na Arquidiocese de Vitória a abertura será no dia 29 de dezembro.
Dom Andherson Franklin explicou que o Papa Francisco convocou a Igreja do mundo inteiro para celebrar o Jubileu de Esperança, ou seja, 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo. “Ele [Papa] abriu esse Jubileu na noite de Natal. Na nossa Arquidiocese será aberto, como nas Dioceses do mundo inteiro, no dia 29, o próximo domingo. E nós, inspirados pelo Jubileu, colocamos dentro do Convento da Penha, da Festa da Penha, esse grande tema. Ou seja, nós somos peregrinos de esperança, unidos à Virgem Maria, que nos apresenta a própria esperança que é Jesus Cristo.”
O bispo auxiliar de Vitória falou também sobre a identidade visual da Festa da Penha de 2025, que corrobora com o tema. Um caminho, passando pelo portal do Convento e mostrando que a Igreja Católica está sempre de portas abertas para os devotos, se desenha rumo à imagem de Nossa Senhora da Penha, simbolizando a jornada de fé e esperança dos fiéis. Uma luz emana do Menino Jesus, mostrando que Ele é o caminho e a Esperança.
“Temos na identidade visual deste ano, não o Convento da Penha, mas a própria Virgem da Penha no alto do mundo. Nós passamos pelo pórtico do Convento, e o Convento está no final de um caminho. Ou seja, o peregrino é aquele e aquela que segue Cristo, que é o caminho, mas também o busca. E por isso, nada mais belo encontrá-lo nas mãos da mãe. Ou seja, é ela que nos oferece a própria esperança que é Cristo. Nós vamos a ela na certeza de que vamos encontrar Jesus Cristo. E é um tempo bonito de renovação de esperança, fé, amor. Um tempo onde a Igreja Católica convida os cristãos e cristãs do mundo inteiro, homens e mulheres de boa vontade, a renovarem suas esperanças. Há desafios urgentes, humanos, sociais, políticos, econômicos, do mundo inteiro. Nada mais bonito, belo e cheio de ardor do que nós somos homens e mulheres que queremos construir um tempo novo. Nada mais novo do que a esperança. Por isso é a Virgem que nos apresenta ao próprio menino Jesus”, disse Dom Andherson.