Pesquisa divulga na manhã desta terça-feira (10/12) pelo Instituto Paraná começa a apresentar tendências para a disputa ao Governo do Espírito Santo e ao Senado nas eleições de 2026. Em seu segundo mandato consecutivo, o atual governador capixaba, Renato Casagrande (PSB), não pode disputar o mesmo cargo daqui a dois anos. Ele, no entanto, aparece na liderança pela disputa a uma das duas vagas ao Senado, com 41,6%. Para o Governo, o prefeito reeleito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), lidera em dois cenários.
No primeiro cenário da pesquisa estimulada para governador, Pazolini aparece com 22,4% das intenções de votos. Em seguida vem o ex-governador Paulo Hartung (sem partido) com 17%. Logo atrás surge o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (MDB), com 13,8% da preferência do eleitorado. Atual prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), que abriu mão de disputar a reeleição, é o quarto com 12% das intenções de votos. O prefeito reeleito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), vem atrás com 7% e os deputados federais Evair de Melo (PP) e Helder Salomão (PT) empatam com 6,4%. Não responderam somam 5,9%, enquanto 9% anulariam o voto ou votariam em branco.
Num segundo cenário projetado pelo Instituto Paraná, saem os nomes de Ricardo Ferraço, Arnaldinho e Evair de Melo. O Instituto insere no questionário o deputado federal Josias Da Vitória (PP), o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), e o deputado federal Gilson Daniel (Podemos). Neste cenário, Pazolini se mantém na liderança da pesquisa com 23,6%, Hartung tem 20,6%, Vidigal aparece em terceiro lugar com 12,8%. A partir daí, Da Vitória conquista 7,8%, Helder Salomão 6,6%, Euclério soma 6,4% e Gilson Daniel chega 3,7%.
Nas eleições de 2026 haverá duas vagas em disputa ao Senado por Estado e Distrito Federal. Hoje, o Espírito Santo é representado por Fabiano Contarato (PT), Magno Malta (PL) e Marcos do Val (Podemos). Apenas Magno ficará por mais quatro anos a partir de 2026. Por isso, o Instituto Paraná pesquisou também a preferência dos capixabas pelas duas vagas.
Renato Casagrande, que governa o Estado pela terceira vez, lidera com folga a disputa com 41,6%. Ele foi senador entre 2007 e 2010. Deixou o cargo por ter sido eleito governador. Depois vem o prefeito Lorenzo Pazolini – o Paraná Pesquisa coloca Pazolini nos dois cenários da pesquisa para o Governo do Estado e para o Senado –, com 20,9%. Os demais pontuados na pesquisa são: Paulo Hartung, com 17,4%; Contarato (15,7%); o deputado estadual Sérgio Meneguelli (Republicanos) tem 15,5%; Da Vitória (9,3%); Evair de Melo (8,9%); Carlos Manato (PL) com 8,4%; Marcos do Val (5,1%); o deputado federal Gilvan da Federal (PL) soma 5%; e o prefeito de Barra de São Francisco (PSB), Enivaldo dos Anjos, fica com 2,5%.
Sobre a pesquisa
O Instituto Paraná coletou dados realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2024. A amostra é representativa do eleitorado da área pesquisada e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora residente nos municípios como base para essa seleção.
Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico das localidades, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população eleitora residente nas localidades como base para essa seleção. Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico.
Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1.520 eleitores em 47 municípios. Tal amostra representativa do Espírito Santo atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.
As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente qualificada pelo Instituto Paraná Pesquisas, com experiência e treinamento em pesquisas de opinião pública. No decorrer do trabalho de coleta de dados, os questionários aplicados foram auditados em no mínimo 20% para verificação quanto ao cuidado na sua aplicação, bem como a adequação do entrevistado às variáveis das cotas amostrais, isto é, no mínimo 304 entrevistas foram verificadas pela equipe de supervisores do Instituto Paraná Pesquisas.