Carregando...

O governador Renato Casagrande (PSB) fez uma avaliação do resultado das últimas pesquisas de intenções de votos divulgadas pela Rede Vitória, que indicam vitória dos prefeitos Euclério Sampaio (MDB) e Arnaldinho Borgo (Podemos), que disputam a reeleição, respectivamente, em Cariacica e Vila Velha, no primeiro turno, marcado para o dia 6 de outubro de 2024. Casagrande disse estar muito feliz com o resultado das pesquisas. Para o líder político capixaba, a reeleição de Euclério e Arnaldinho será muito importante para o Espírito Santo:

“Sim, Arnaldinho e Euclério estão muito bem. Tenho acompanhado o resultado das pesquisas. Acompanhamos também a gestão deles desde o início. E estou muito feliz com o resultado das pesquisas, que é importante para os municípios [Vila Velha e Cariacica] e importante também para o Estado do Espírito Santo”, frisou Casagrande, que, tarde de sexta-feira (23/08), depois de participar do ato solene de início do Estágio Profissional Supervisionado (EPS) para 971 alunos-soldados do Curso de Formação de Soldados (CFSD), da Polícia Militar, na Praça Oito, Centro de Vitória, se deslocou a pé para o Palácio Anchieta, na Cidade Alta. No curto caminho, porém, o governador parou várias vezes para cumprimentar e tirar fotos com pessoas que estavam no ponto de ônibus em frente ao relógio, lojas e lanchonetes – Casagrande tomou até um caldo de cana.

De acordo com a pesquisa da Futura Inteligência, divulgada sexta-feira (23/08) pela Rede Vitória, no cenário espontâneo Arnaldinho lidera com 62,4% frente ao segundo colocado, Coronel Ramalho (PL), que tem 5,6%. Maurício Gorza (PSDB) e João Batista Babá (PT) ficam empatados com 0,4%. Outros candidatos somam 1,8%. Já os brancos e nulos são 3,7%, enquanto os indecisos formam 25,7% do eleitorado nesse cenário.  O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro; o segundo, em 27 do mesmo mês.

No cenário estimulado de primeiro turno, segundo a pesquisa da Futura, Arnaldinho Borgo tem 77% das intenções de voto. Essa resposta é dada quando o pesquisador apresenta os nomes dos candidatos aos entrevistados. Já o segundo colocado, Coronel Ramalho, tem 12,5%; seguido de Babá, com 1%; Maurício Gorza tem 0,7%; e Gabriel Ruy (Mobiliza), 0,6%. Nicolas Trancho (Psol) não pontuou. Ninguém, brancos e nulos são 2,2% e os indecisos são 6,1%.

Ainda segundo a Futura e Rede Vitória, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, lidera a pesquisa no cenário espontâneo com 43,1% das intenções de votos. A professora Célia Tavares (PT) aparece em segundo lugar, com 1,8% das intenções de voto. Na terceira colocação se encontra o candidato Pastor Ivan Bastos (PL), que conta com 0,4%. Outros candidatos somaram juntos 2,5%. Eleitores que não souberam responder e indecisos são um total de 46,0%. Ninguém, brancos e nulos somam 6,3%.

No primeiro turno, Euclério aparece com ampla vantagem em relação a seus concorrentes, com 75,0% das intenções de voto no cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos pesquisados). Ele é seguido por Célia Tavares, com 8,8%, e Ivan Bastos, com 2,8%. Brancos e nulos somam 7,8% das intenções de voto, e indecisos são 5,5%, de acordo com a Futura.

O governador Renato Casagrande falou também sobre as eleições em Vitória. Dos seis candidatos, três são aliados de Casagrande: João Coser (PT), Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e Camila Valadão (Psol). Os demais são o atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), o deputado estadual Capitão Assumção (PL) e o empresário Eduardo Spadetto Ramlow, conhecido como Du Kawasaki (Avante).

No dia 19 de agosto de 2024, a Rede Vitória divulgou resultado da pesquisa feita pela Futura, indicando que 44,3% dos 600 eleitores ouvidos no dia 5 deste mês responderam no cenário espontâneo que, se a eleição para a Prefeitura de Vitória fosse hoje, votariam em Pazolini. João Coser (PT) aparece em segundo lugar, com 15,3% das intenções de voto; seguido de Camila Valadão, com 4,2%; Capitão Assumção (1,7%); Luiz Paulo (1,6%); e Du Kawasaki (0,2%)., aparecem empatados na margem de erro, de 4,9 pontos percentuais.

Renato Casagrande considera que as eleições para prefeito de Vitória são sempre mais difíceis e que os eleitores da Capital capixaba costumam definir o voto a partir dos programas eleitorais na televisão. Costume provocado pelo fato de a maior parte dos canais de TVs estar localizada em Vitória. Dos municípios da Região Metropolitana, apenas Vila Velha e Guarapari têm um canal de TV nas cidades. A campanha nas TVs começa na próxima sexta-feira (30/08) e até 3 de outubro. Para o segundo turno (se houver), a propaganda será exibida de 11 a 25 de outubro.

“Vitória é uma eleição mais complexa, mais difícil. Temos que esperar um pouco mais para ver como vai ser a percepção dos eleitores em relação às campanhas. O eleitor de Vitória se mobiliza muito quando começa a campanha na televisão. Vamos esperar começar a campanha na TV”, ponderou Casagrande, que, na tarde de sexta-feira, na caminhada que fez da Praça Oito ao Palácio Anchieta, encontrou a candidata Camila Valadão fazendo panfletagem no Centro de Vitória.. O governador cumprimentou a deputada e assessoras de campanha que a acompanhavam.