Com a realização das convenções partidárias que definem em cada partido os nomes dos candidatos a Prefeitos e Vereadores, toda atenção do eleitor se faz necessária, pois entram em cena os candidatos Sepulcros Caiados, os quais, são belos e agradáveis por fora, porém maldosos e cheios de planos maquiavélicos por dentro. Nesse sentido, com o propósito de conquistar o voto do eleitor, eles prometem o que não podem cumprir, mudam o corte de cabelo e o visual, fazem curso de oratória e, tudo isso, para ser agradável ao eleitor. Entretanto, casos consigam ser eleitos, fogem dos eleitores para não cumprir as promessas de campanha; e alguns mudam de residência e trocam até o número do telefone : Sãos os verdadeiros abutres da política que desejam o mandato por interesses pessoais e de grupos, bem como atraídos pelos salários(remuneração), que são atraentes se comparado com as demais categorias de trabalhadores; além disso, em se tratando de Câmara Municipal, muitos candidatos gastam fortunas para conseguirem o mandato e, ao tomarem posse, formam grupos políticos corruptos para criar dificuldades na aprovação dos projetos encaminhados pelo executivo, com intuito de angariar vantagens escusas.
A Democracia, salvo os percalços criados pelos políticos e outros poderes que constitucionalmente teriam o dever de protegê-la, é a melhor forma de governo do mundo, onde os representantes do povo, quer no legislativo, quer no executivo, são eleitos pelos votos diretos da população.
Com efeito, pode-se afirmar que no sentido nobre a política de qualidade é o pilar e sustentáculo do regime democrático, sendo um poderoso instrumento de promoção social, não havendo espaço para Sepulcros Caiados. Um bom exemplo a ser seguido pelos candidatos do bem, é a postura do Governador Renato Casagrande, cujos capixabas têm orgulho do seu Governo.
Portanto caro eleitor, antes de votar, pense nisso: os políticos não são nomeados, ao contrário, são eleitos através do seu voto.
(João Batista Novaes. Advogado e ex-Prefeito e Ouvidor Geral do Município de Viana-ES.)