Carregando...

 

A Escola de Ensino Fundamental (Emef) Cívico Militar Coronel PM Orlady Rocha Filho foi inaugurada na manhã de quarta-feira (09/03) pela Secretaria Municipal de Educação de Cariacica. A unidade de ensino, que está localizada em Itanguá, tem capacidade para receber 330 alunos do 6º ao 9º ano. Sua prioridade será oferecer um ensino de excelência, em tempo integral. A primeira Escola Cívico Militar de Cariacica dá nome a um dos mais brilhantes oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo, o coronel Orlady Rocha Filho, que morreu de ataque do coração em julho de 2016.

O prefeito Euclério Sampaio falou da satisfação de inaugurar a instituição que conta com os princípios cívicos-militares. “Essa será uma escola que prioriza a fraternidade, um trabalho feito com união e afeto. Vou me sentir ainda mais satisfeito quando inaugurarmos as próximas Escolas Cívico Militares no município. A cidade está avançando. Se queremos ter um futuro melhor, devemos investir na educação”, declarou.

A inauguração da escola torna possível o acesso à educação em tempo integral para 330 alunos, com ensino de qualidade. “Há fila de espera de famílias que ainda querem colocar seus filhos aqui. O funcionamento de um equipamento deste nível na comunidade de Itanguá e região é um desafio. Podermos inaugurar uma escola como esta, com alto padrão de excelência, é uma grande vitória”, ressaltou José Roberto Martins Aguiar, secretário Municipal de Educação.

“Tenho orgulho de fazer parte desta instituição, inaugurada em um bairro onde não tinha escola. As crianças tinham que se deslocar para estudar e agora têm uma escola só para elas, com um ensino de alta qualidade”, comemorou Roberto Lavieri Mendes, diretor da escola. A Emef vai contar com a parceria do Governo do Estado e das forças de segurança pública.

Diferença

O comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo, coronel Alexandre Cerqueira, participou da inauguração. “A Escola Cívico Militar é importante na condução da educação dos jovens, pautada na educação e na hierarquia”, acrescentou. O coronel Evandro representou o comando da Polícia Militar. “A escola vai fazer diferença no bairro de Itanguá e no município”, disse.

O secretário Municipal de Governo, Messias Donato, também destacou a importância da nova escola. “O nome do Coronel Orlady Rocha Filho será eternizado de geração em geração a partir de agora. Quando eu era vereador, fazia parte da Comissão da Educação e, em 2014, fizemos uma blitz na obra onde hoje está funcionando a escola e que estava parada há oito anos. Hoje, fico muito feliz em entrar aqui e ver que é um local de transformação na vida dos alunos”.

Quem foi o coronel que dá nome à primeira Escola Cívico Militar de Cariacica

Por 30 anos, o coronel Orlady Rocha Filho serviu com brilhantismo, profissionalismo e ética à Polícia Militar e à sociedade capixaba. Saiu da ativa e foi para a Reserva Remunerada. Pensou que iria descansar, mas de imediato, como todo bom soldado, atendeu convite do então presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, desembargador Manoel Alves Rabelo, e aceitou comandar a Assessoria Militar do TJ. Até que um dia os problemas de saúde o impediram de continuar trabalhando. Caminhava com dificuldades, devido a fortes dores nos pés.

O coronel Orlady faleceu no final da tarde de 27 de julho de 2016, após sofrer um ataque cardíaco. Ele residia em Caratoíra, na Grande Santo Antônio, em Vitória. Seu último cargo na PM foi o de diretor da Diretoria de Inteligência (Dint), onde realizou importantes missões.

Foi sob seu comando que a PM ajudou os demais órgãos de segurança pública e o Ministério Público Estadual a desarticular as diversas quadrilhas responsáveis por uma série de incêndios a ônibus na Grande Vitória. Sob seu comando, a Dint desarticulou quadrilhas comandas por policiais militares – já expulsos – que tinham conchavos com traficantes e chefões dos presídios.

Cristina Provedel Rocha, viúva do coronel Orlady Rocha Filho, se emocionou durante a cerimônia. “Estou muito feliz por saber que 330 crianças vão trilhar os caminhos da paz e do amor aqui nesta escola. Obrigada pela homenagem”.

Sobre a escola

A instituição é a primeira Escola Cívico Militar do município e ocupa uma área construída de 1.406,60 metros quadrados (onze salas de aula, quadra esportiva e uma biblioteca). As aulas começaram nesta terça-feira (8). Já no mês de abril, será inaugurada a Emef Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima, em Jardim América, com 840 vagas.

A Escola Cívico Militar Coronel Orlady Rocha Filho conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Capixaba de Fomento à implementação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti). Integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros vão atuar na instituição com os projetos Valores e Ética e Cidadania. O Movimento Espírito Santo em Ação também apoia a instituição garantindo a implementação da metodologia do ensino em tempo integral.

(Com informações também do Portal da Secom/Cariacica)

(Fotos: Jackeline Gomes)