Carregando...

 

O governador Renato Casagrande realizou, na noite de segunda-feira (14/02), a entrega da quadra poliesportiva e da reforma do prédio da administração do Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), sediada em Jardim América, Cariacica. A unidade foi reativada na atual gestão de Casagrande. Ainda dentro do plano de reestruturação das forças de segurança pública no programa Estado Presente em Defesa da Vida, o governador anunciou o retorno da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam).

Consideradas Tropas de Elite da PM capixaba, o BME e a Rotam foram extintas em 2017 pelo ex-governador Paulo Hartung, o seu comandante-geral da PM, coronel Nylton Rodrigues, e pelo então secretário de Estado da Segurança Pública, o pernambucano André de Albuquerque Garcia. Foram desativadas como forma de represália por conta do movimento reivindicatório dos policias militares e seus familiares, em fevereiro daquele ano, que culminou com o bloqueio das unidades da Polícia Militar de todo o Estado por 22 trágicos dias. A extinção das duas unidades se deu quatro dias após o fim do movimento dos PMs.

Na campanha eleitoral de 2018, Renato Casagrande assumiu os compromissos de reativar o BME, conceder anistia geral para os policiais processados no âmbito administrativo por causa da ‘greve’ de 2017, dar reajustes salariais, além de reestruturar as forças policiais, que ele encontrou, em janeiro de 2019, “totalmente destruídas”. Cumpriu os compromissos e agora anuncia o retorno também da Rotam.

Com salas adequadas para a administração das Companhias que integram o BME, além de sala de aula para a realização de instrução e cursos, espaços para manutenção de armamentos e atendendo às necessidades específicas da Unidade Especializada, a manutenção do prédio tornou-se um grande avanço para a melhoria de toda a estrutura do Batalhão de Missões Especiais.

De igual maneira, a construção da quadra poliesportiva era um anseio antigo da unidade. No local, poderão ser realizados uma série de treinamentos, solenidades, além da prática esportiva. O investimento do Governo do Estado para a reestruturação e retorno do Batalhão de Missões Especiais, incluindo as obras de reforma, totaliza o valor de R$ 3,69 milhões, em recursos oriundos do Tesouro Estadual.

Em sua fala, o governador destacou o trabalho de reestruturação das forças de segurança no Espírito Santo. “O Batalhão de Missões Especiais ressurge hoje mais forte. Temos aqui policiais capacitados, negociadores, que enfrentam momentos de muita dificuldade. Tomamos a decisão de recomeçar os investimentos na área da segurança pública assim que iniciamos nossa gestão. E nós estamos, de fato, recuperando toda infraestrutura e programas nessa área”, pontuou.

Casagrande lembrou que, em 2009, o Espírito Santo registrou cerca de dois mil homicídios, contudo, esses números caíram praticamente pela metade. “Se tivermos continuidade nas políticas públicas de segurança, saíremos do segundo Estado do País mais violento em 2009 para um dos cinco menos violentos. Segurança pública não é um trabalho que dá resultados rápidos. Encontramos uma estrutura destruída, policiais desmotivados e sabemos que temos muito a fazer. Até aqui já caminhamos bastante”, disse.

O governador prosseguiu: “Quando tivermos efetivo, nós vamos recriar a Rotam [Ronda Ostensiva Tática Motorizada], que é uma força importante, com uma presença forte junto à sociedade. Nossos policiais estão trabalhando muito e estão conseguindo resultados impressionantes. Nesses três últimos anos tivemos os menores índices de homicídio da série histórica desse Estado. Tenho certeza que esse ano vamos superar essa marca”.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destacou que o retorno do BME à Polícia Militar foi uma das grandes conquistas para a Segurança Pública capixaba, com ainda mais estrutura de treinamento e condições de trabalho.

“Quando apresentamos os estudos para a reestruturação da Polícia Militar, a primeira pergunta do governador Renato Casagrande foi sobre o BME. Isso sempre esteve no radar dele, que se dispôs a fazer o que fosse preciso para a reabertura do Batalhão de Missões Especiais. Portanto, o retorno desse Batalhão, com a presença do nosso governador, na data de hoje, é muito simbólico e representa muito para todos nós. Muito obrigado governador”, declarou Ramalho.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, falou mais sobre a importância do Batalhão de Missões Especiais. “No ano passado, o senhor governador assinou a reabertura do BME. Essa foi uma retomada robusta, com investimentos importantes entre os quais destaco a reforma do edifício e a construção dessa quadra. O atual governo está preocupado em solucionar os problemas de hoje, mas também com o olhar e cuidando do futuro. Essa preocupação com a gestão e o planejamento não se trata de uma opção, mas uma necessidade, com decisões carregadas no Programa Estado Presente”, enfatizou.

Para o comandante do Batalhão de Missões Especiais, tenente-coronel Paulo Rogério do Carmo Barboza, o maior beneficiado com essa reestruturação é a sociedade capixaba. “Assim conseguimos entregar uma tropa melhor estruturada, com melhores equipamentos, recursos, treinamento adequado e motivada. O serviço prestado será de ainda mais excelência, visando assim servir e proteger o cidadão capixaba”, afirmou.

Todas as obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). “A Polícia Militar do Espírito Santo conta agora com mais uma estrutura da melhor qualidade. Proporcionar melhorias na Segurança Pública é valorizar e dar qualidade de vida aos nossos profissionais”, asseverou o diretor-presidente do órgão, Luiz César Maretto.

PM realiza solenidade alusiva ao retorno do BME

A solenidade realizada nas dependências da nova quadra poliesportiva do Batalhão de Missões Especiais (BME) sacramentou o retorno da unidade após a sua extinção no ano de 2017. Em meio aos eventos que marcaram a cerimônia, destaca-se a entrega da medalha “Mérito do Combatente de Missões Especiais”, que homenageou militares e civis que desenvolveram atividades relevantes de missões especiais e participaram efetivamente do processo de reconstrução do BME.

Na oportunidade, foram agraciados o governador Renato Casagrande; o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus; o subcomandante-geral, coronel Ronaldo Mutz; o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Antonio Marcos de Souza Reis; o diretor de Saúde, coronel Carlos Ney de Souza Pimenta; o subsecretário de Estado de Integração Institucional da Sesp, coronel Márcio Celante Weoffel; o subcomandante do BME, major Wanderson Batista Santos; e representante comercial da Glock no Rstado, Breno Faller Brum.

Logo após as honrarias, ocorreu o descerramento simbólico das placas de inauguração da quadra poliesportiva e de reforma do prédio administrativo do BME. Além disso, foi assinado o documento de publicação do edital para reforma da quadra poliesportiva da Academia de Polícia Militar (APM).

Também estiveram presentes na solenidade, a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Governo), Edmar Camata (Controle e Transparência) e Coronel Aguiar (Casa Militar), o senador Marcos do Val; o deputado federal e coordenador da bancada capixaba, Josias Da Vitória; e o deputado estadual Coronel Alexandre Quintino.

(Com informações também dos Portais do Governo do ES e da PMES)

(Fotos: Hélio Filho/Secom e Portal da PMES)