A pandemia do novo coronavírus (Covid/19) já causou milhares de mortes em todo o Planeta. No Brasil, a situação não é diferente. São mais de meio milhões de óbitos desde o início da chegada da doença ao País. A pandemia mudou o modo de vida das pessoas, que tiveram que se conformar com o distanciamento social. Para evitar a propagação da doença, Igrejas fecharam as portas e passaram a realizar cultos em modo virtual. Ou, restringiram a entrada de fiéis nos templos, seguindo todas as medidas sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Governos Estaduais e Municipais.
O noticiário diário das TVs, rádios e sites na internet só fala de Covid/19, de mortes, de tristezas, de distanciamento das pessoas, que ficam longe dos pais, filhos, avós e demais parentes, embora hoje, no Brasil, a vacina contra a doença já tenha se tornado uma realidade e boa parte, pelo menos dos capixabas, já tomou a primeira dose.
Toda essa situação tem causado também desespero, ansiedade, depressão nas pessoas, que, ávidas por uma palavra de conforto e esperança, buscam na fé uma resposta para suas angústias e medo.
Foi pensando em levar esperança e conforto às pessoas a Igreja Cristã Maranata implantou, no dia 2 de maio de 2020 – dois meses depois que o Governo Federal considerou oficialmente a chegada da pandemia no Brasil –, uma Central Telefônica para atender também pessoas de outras denominações religiosas de todo o País. O atendimento, gratuito, é feito por meio do telefone 0800 707 3076. A Central de Atendimento Espiritual da Igreja Cristã Maranata já salvou até vidas, evitando suicídio de pessoas desesperadas.
A equipe de atendimento, formada por pastores da Igreja Cristã Maranata, tem sua estrutura de atendimento na sede do Presbitério, em Vila Velha. “O objetivo do atendimento é orar pelas pessoas que ligam com as mais diversas necessidades. Nossa missão é dar a essas pessoas um consolo, encorajamento, e respostas das orações”, diz o pastor Juarez Carneiro, um dos coordenadores da Central de Atendimento Espiritual da ICM, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Para os pastores que atuam na Central de Atendimento Espiritual, no momento de um sofrimento pessoal, compartilhar a sua dor com alguém é comprovadamente algo que pode te ajudar a superar os obstáculos da vida. E esse compartilhamento pode ser o simples fato de contar a sua dor para alguém e a ajuda pode vir no singelo ato de ouvir e acolher. Durante a pandemia, as dores do dia a dia se intensificaram, com o agravamento de problemas de saúde e também financeiros.
A Igreja Cristã Maranata já possui um modelo inovador de assistência aos membros da Igreja que dura há décadas e conta com uma capilaridade muito grande. Nas unidades da instituição, nenhum membro fica sem assistência, que é dada, sobretudo, a idosos e às pessoas mais carentes. Os membros têm assistência de cestas básicas e outras necessidades.
As equipes da Central Espiritual da Igreja Cristão Maranata são bem treinadas para lidar com todas as pessoas que solicitam uma palavra de conforto. No caso de congestionamento das linhas telefônicas, o número do telefone da pessoa fica registrado e, em seguida, ela recebe uma ligação da Igreja.
A iniciativa surpreendeu positivamente, pois o serviço da central telefônica passou a ser buscado também por membros de outras denominações cristãs e até mesmo pessoas que não possuem nenhuma religião, como explica o secretário-geral da Igreja Cristã Maranata, pastor Luiz Eugênio Rosário Santos.
“A população em geral está passando por um momento de muita dificuldade em vários aspectos. Tem muita gente precisando de atenção. Eles nos ligam para contar uma necessidade, relatar um problema na família, buscando uma palavra de conforto. Com isso, a central passou a ficar conhecida e já recebemos ligações de espíritas e ateus. Estamos abertos a atender a todos”.
Segundo os dados da central telefônica, há uma média de 2 mil ligações por mês. Destas, 35% são de membros da Igreja Cristã Maranata e 23% de pessoas que já visitaram a ICM. Os outros 42% são de pessoas de outras denominações religiosas ou sem religião.
“Nós temos uma equipe com 12 atendentes divididos em plantões, o que torna nossa central acessível 24 horas por dia. E dos 2 mil atendimentos mensais, nós temos uma média de 450 a 600 ligações a cada mês que nós retornamos. Se alguém liga e não consegue falar por conta de uma ligação ocupada, nós entramos em contato de volta para que a pessoa se sinta acolhida”, relata o pastor Luiz Eugênio.
Palavras de conforto
Um dos atendimentos foi feito com o João Carlos, de 35 anos. Morador de Itamaraju, na Bahia, ele buscou o contato telefônico para ser ouvido e acolhido. Mesmo sem ser da Igreja Cristã Maranata, recebeu palavras de conforto para auxiliá-lo em problemas familiares.
“Eu sinto muita saudade dos meus filhos que moram longe de mim desde que meu casamento acabou. Sou cristão, mas não da Igreja Maranata, mas ao ficar sabendo do 0800 quis conversar com alguém que me ouvisse, e foi o que aconteceu. Nossa conversa durou 30 minutos. O pastor que me atendeu foi educado, empático e pediu permissão para orar por mim. Foi gratificante alguém parar para me ouvir por tanto tempo”, contou João Carlos.
Vidas salvas
Um dos responsáveis pela central 0800, o pastor Juarez Carneiro revela que já houve casos de atendimentos em que algumas pessoas estavam em tamanho desespero que cogitavam tirar a própria vida.
“Um jovem ligou após ver o serviço da central divulgado em um programa. Ele foi ouvido por um pastor, recebeu uma palavra e até mesmo uma libertação, porque quando ele estava saindo do quarto em direção ao quintal — e viu na televisão o programa — o jovem confessou que estava indo dar fim a própria vida”, disse Juarez Carneiro.
Após este contato libertador, o jovem passou a ser acompanhado por pastores da Igreja Cristã Maranata e o contato é mantido. Esta é, inclusive, uma das ferramentas essenciais da Central de Atendimento Espiritual. O atendimento não se encerra no momento em que a ligação é desligada. A escolha fica a critério de quem liga, mas o contato pode ser compartilhado com um pastor próximo, que dá prosseguimento às demandas e acompanha a situação de quem ligou nos dias seguintes.
Foco familiar
Boa parte das demandas nas ligações são por resoluções de problemas familiares. Preces, orações por familiares e pedidos de ajudas são feitos até mesmo por crianças. “Elas pedem para orar pela família, pelos pais ou por alguém que está enfermo”, diz o pastor Juarez Carneiro.
“As pessoas têm sido afetadas em todas as áreas de suas vidas. Na família, na profissão e na saúde, e muitas delas acabam recebendo uma oração e no acompanhamento vemos muitas delas se reconciliando com Cristo”, completou o pastor.
Vale destacar que mais de 70% dos contatos são feitos por mulheres. Elas compartilham angústias familiares, pedem orações em busca de empregos para parentes e também focam na saúde dos familiares.
Serviço totalmente gratuito
A Igreja Cristã Maranata também esclarece que nas ligações não é feito nenhum pedido de contribuição financeira por parte dos atendentes e todo o serviço prestado é uma forma de doação dos membros da Igreja para com a população. Também não é feito nenhum tipo de exigência para que o contatante frequente a Igreja.
Contatos
Central Telefônica: 0800 707-3076
No exterior: +55 27-99309-1405
Cultos diários pelo YouTube: youtube.com/igrejacristamaranataoficial
Rádio Maanaim 24 horas: (www.radiomaanaim.com.br)
Facebook: facebook.com/IgrejaCristaMaranata
Instagram: @igrejacristamaranata_oficial
Aplicativo disponível para Android e IOS