A cúpula da Segurança Pública capixaba se reuniu na manhã desta quinta-feira (21/03) com o superintendente Regional da Polícia Federal no Espírito Santo, delegado Jairo de Souza da Silva, com a finalidade de alinhar ações. Inicialmente, o encontro foi para a troca de informações nas áreas de Inteligência das polícias estaduais e federal.
É mais um passo no sentido de integração das forças de segurança que atuam no Estado, conforme salientou o secretário Estadual da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá:
“O objetivo foi reunir as cúpulas e os setores de Inteligência, aproximando mais ainda os atores, no sentido de materializarmos ações conjuntas, colocar as estruturas à disposição uma da outra, dialogar sobre acordos de cooperação mútua e troca de base de dados”, disse Roberto Sá.
Além do próprio Roberto Sá e do superintendente da PF no Estado, delegado Jairo de Souza, estiveram na reunião também outros delegados de Polícia Federal; o diretor-geral da Polícia Civil, delegado José Darcy Arruda; o subcomandante-geral da PM, coronel Assis; delegados do Nuroc; e os subsecretários de Inteligência, delegado José Monteiro Júnior, e de Gestão Estratégica, coronel Antônio Marcos de Souza Reis.
Essa foi a primeira reunião após o anúncio da integração entre as instituições, conforme é o entendimento do Programa Estado Presente. De acordo com Roberto Sá, foram criados grupos de interlocutores para que a troca de informações e experiência entre as instituições policiais se desenvolva de maneira mais célere:
“Criamos interlocutores para que, no dia a dia, já tenhamos pontos focais para a informação fluir mais rápido entre os setores de inteligência”, frisou o secretário Estadual da Segurança Pública.