• Login
Blog do Elimar Cortes
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Politica

Brasileiros confiam mais nas Forças Armadas do que em Bolsonaro, diz pesquisa

De acordo com levantamento do Instituto Paraná, divulgado nesta terça-feira (11/05), Exército, Marinha e Aeronáutica lideram o ranking de confiança com 32,6%. O Presidente da República fica atrás até do STF.

29 de julho de 2022
dentro Politica
0
Brasileiros confiam mais nas Forças Armadas do que em Bolsonaro, diz pesquisa
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

 

Pesquisa divulgada na manhã desta terça-feira (11/05) pelo Instituto Paraná mostra que as Forças Armadas são a instituição em que a população brasileira mais confia. Exército, Marinha e Aeronáutica são mais confiáveis, inclusive, do que toda a classe política. As Forças Armadas aparecem com 32,6% de credibilidade, enquanto as forças políticas, juntas, somam apenas 19,4%. Na pesquisa, o presidente Jair Bolsonaro perde até para o Supremo Tribunal Federal (STF) em confiança junto aos brasileiros.

Para as pessoas entrevistadas, o STF aparece em segundo lugar no nível  de confiança, com 18,2%. Já o presidente Bolsonaro, que é capitão aposentado do Exército, ocupa a terceira colocação, com 14,8%. Depois, em grau de confiança, vêm o Ministério Público Federal com 12,1%; Senado, com 2,8%; e Câmara dos Deputados com 2,6%.

O Instituto Paraná ouviu 2.030 habitantes por meio de entrevistas pessoais telefônicas em 26 Estados e Distrito Federal e em 200 municípios brasileiros, durante os dias 30 de abril 4 de maio de 2021.

Ao analisar o desempenho de Jair Bolsonaro na pesquisa do Instituto Paraná, o Doutor em Ciências da Comunicação Sérgio Denícoli explica que o Presidente havia iniciado um processo de recuperação de imagem, após impactos causados, sobretudo, pela volta da inflação.

“A avaliação positiva do Governo chegou a ultrapassar novamente os 30%, no dia 3 de maio deste ano, após ter ficado por duas semanas com uma avaliação abaixo desse índice. Portanto, no dia 3, a gestão atingiu 30,65% de bom/ótimo enquanto o percentual de ruim/péssimo ficou em 44%, segundo dados da AP Exata, calculados por meio de Inteligência Artificial, a partir da análise de sentimentos expressados nas redes”, diz Denícoli.

Segundo ele, parte da recuperação, curiosamente, ocorreu pela apropriação dos bolsonaristas da CPI da Covid:

“A militância favorável ao Presidente conseguiu impor uma narrativa de suspeição dos governadores e associou a queda no volume de mortes e a eventual oferta maior de Leitos de UTI nos Estados a um efeito político da CPI”, diz o Doutor em Ciências da Comunicação.

No entanto, ressalta Sérgio Denícoli, as denúncias recentes que mencionam a distribuição de recursos a parlamentares do Centrão, por meio de ofícios que não eram públicos, e o financiamento de compras de máquinas com esse dinheiro, com indícios de superfaturamento, estancaram a tendência de melhora nos índices de aprovação da gestão federal. “Nesta terça-feira, temos o seguinte quadro na avaliação do Governo: bom/ótimo 28,5%, ruim/péssimo 46,6%, regular 24,9%”, concluiu Denícoli.

Post Views: 15
Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

© 2022 By Augusto Assis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato

© 2022 By Augusto Assis.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?