Sem resultados
Ver todos os resultados
sexta-feira, 23 maio, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home DrPedroValls

O Visconde

9 de fevereiro de 2021
dentro DrPedroValls
O Visconde
493
COMPARTILHAMENTOS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

 

José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, foi um sábio estadista dos tempos do Império. Conta-se que certa vez lançou uma intrigante pergunta: “a riqueza e a prosperidade das nações dependem da quantidade do trabalho ou da quantidade da inteligência? E em que proporções?”

A resposta, deu-a ele próprio: “se todos os governos se convencessem de que a inteligência nas operações da sociedade é quase tudo para a riqueza e o poderio dos Estados então cuidariam melhor da educação nacional”. E concluiu: “eu me bato por um sistema econômico baseado no trabalho e na liberdade, mas desde que estes fatores estejam subordinados à inteligência”.

Avancemos quase dois séculos no tempo. Cheguemos a 2014. Naquele ano, segundo apurou o jornalista Eduardo Oinegue, “as cinco principais “commodities” brasileiras exportadas renderam ao país 100 bilhões de dólares. No mesmo ano, só as vendas do iPhone renderam à Apple os mesmos 100 bilhões de dólares. Tudo calculado, descobre-se que a Apple precisou de apenas 24.600 toneladas de iPhone para atingir o valor obtido pelo Brasil com a venda de um volume de “commodities” que se conta na casa das centenas de milhões de toneladas – só de minério de ferro foram 344 milhões. Colocado de forma ainda mais dramática: para faturar o mesmo que a Apple fatura com um único iPhone, o Brasil precisa exportar 8 toneladas de minério de ferro” – uma riqueza não-renovável.

Chegamos a 2021. Refiz esta conta. Alcancei não mais 8 toneladas de minério de ferro, mas até 22 delas para um único aparelho. Parece que a situação piorou de lá para cá. Decidi voltar a 1721, quando Robert Walpole assumiu o cargo de Primeiro-Ministro britânico. Sustentou, com inteligência, ser “evidente que nada contribui mais para a promoção do bem-estar da população que a exportação de produtos manufaturados e a importação de matéria-prima estrangeira”.

Alheios a tudo isso abrimos mão de desenvolver um parque industrial próprio, desnacionalizamos nossas mais importantes empresas e estamos consumindo inebriadamente as maiores riquezas não-renováveis que a natureza nos ofereceu.

O Visconde de Cairu faleceu no dia 20 de agosto de 1835. Deve estar se contorcendo na tumba, a exclamar, com Francis Bacon, que “nada prejudica tanto uma nação quanto gente astuta passar por inteligente”.

Post Views: 1.454
Compartilhe197Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Camaras de Vereadores
  • Cart
  • Checkout
  • Congresso Nacional
  • Contato
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home Backup
  • My account
  • Página de exemplo
  • Poder Legislativo
  • Shop
  • sht
  • Sobre o Blog

Copyright © 2024 Augusto Assis