Diante da chegada das eleições municipais de 2020, marcadas para o dia 15 de novembro – foram adiadas de outubro por conta da pandemia do novo coronavírus –, o Tribunal Superior Eleitoral vem realizando campanha contra a propagação de notícias falsas – as chanmadas fake news – , principalmente, por meio das redes sociais.
O Instituto Paraná, de Curitiba, diante dessa preocupação, realizou pesquisa nacional em que fez a seguinte indagação à população: “O(a) Sr(a) sabe identificar e peneirar uma notícia falsa, ou seja, uma fake news?”
Pelo menos 58,8% do entrevistados responderam “sim”, enquanto 36,1% disseram 5,1% “não”. Outros 5,1% não souberam opinar. Entre as pessoas de 16 a 44 anos (56% da população), a taxa dispara para mais de 67%.
De acordo com a pesquisa, 36,1% dos entrevistados admitiram não ter as ferramentas para identificar as mentiras e 5,1% não responderam. A faixa etária de pessoas com mais de 60 anos, é a única onde a maioria (53%) não sabe identificar uma fake news, contra 41,7%.
Para a realização da pesquisa, o Instituto Paraná utilizou uma amostra de 2.008 pessoas, estratificadas segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica.
O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas com pessoas acima de 16 anos em 26 Estados e Distrito Federal e em 232 municípios brasileiros entre os dias 21 e 24 de setembro de 2020, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.