Carregando...

 

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) foi a Corte Estadual de médio porte que teve o melhor desempenho quanto ao Índice de Atendimento à Demanda (IAD), obtendo assim a primeira colocação, ficando em 6º lugar geral no País.

​O TJ registrou um IAD de 160% no primeiro grau e de 107% no segundo grau, ficando acima também da média nacional, que foi de 123% para o primeiro grau e de 103% para o segundo grau. Considerando os dois graus de jurisdição, a média nacional foi de 120%, enquanto a do Tribunal de Justiça capixaba foi de 154,20%.

​A informação é do Relatório Justiça em Números 2020, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na sexta-feira (25/08) e referem-se a dados do ano de 2019.

​O Índice de Atendimento à Demanda mede a relação entre o número de processos baixados e o número de casos novos apresentados no mesmo período.

Classificação dos Tribunais por porte

​A classificação dos Tribunais de um mesmo ramo por porte tem por objetivo criar grupos que respeitem as particularidades existentes em um mesmo ramo da Justiça.

​O Tribunal de Justiça do Espírito Santo recebeu a classificação de Tribunal de médio porte. A categorização dos tribunais em pequeno, médio e grande porte leva em conta variáveis como: despesas totais, casos novos, processos pendentes, número de magistrados, número de servidores e número de trabalhadores auxiliares.

​Na Justiça Estadual, as regiões Sul e Sudeste são compostas basicamente por tribunais de grande porte, com exceção dos Tribunais de Justiça de Santa Catarina e do Espírito Santo, ambos de médio porte.

Justiça em Números

​Em sua 16ª edição, o Relatório Justiça em Números traz informações  detalhadas sobre o desempenho dos órgãos que integram o Poder Judiciário, seus gastos e sua estrutura.

​Abrange todos os ramos do Judiciário: Justiça Estadual, Justiça Federal e Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar, reunindo informações dos 90 órgãos do Poder Judiciário, excluídos o Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça.

(Fonte: Portal do TJES)