O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) enviou ofício ao superintendente Regional da Polícia Federal no Espírito Santo, delegado Jairo Souza da Silva, solicitando a instauração de Inquérito Policial para investigar o que ele denominou de “terrorismo digital”.
Conforme o site Blog do Elimar Côrtes informou em primeira mão na terça-feira (21/01), criminosos, supostamente patrocinados por políticos, estão usando as redes sociais para espalhar notícias falsas a respeito da atuação em conjunto do Governo do Estado e do Governo Federal diante a tragédia provocada pelas fortes chuvas que atingiram municípios do Sul do Espírito Santo.
Diante do caos espalhado por bandidos, que usam as chamadas “fake News” para atacar o governador Renato Casagrande e seu governo, a população acaba entrando em pânico. Por este motivo, o deputado Enivaldo dos Anjos enviou ofício à Polícia Federal, na quarta-feira (22/01), solicitando a instauração de Inquérito Policial e “o investimento prioritário na investigação das fontes dessas fake news, punindo seus mentores e/ou autores com base legal”.
Para o parlamentar, os criminosos estão “promovendo terrorismo digital, utilizando-se de redes sociais e aplicativos de mensagens, que, em nada se difere de ataques físicos em outros países do mundo”.
O deputado Enivaldo dos Anjos ressalta que o Brasil e o mundo acompanham as notícias da tragédia provocada pelas chuvas em parte da região Sul do Espírito Santo, com perdas de vidas humanas e danos materiais ainda impossíveis de serem calculados. Até o momento, sete pessoas morreram na tragédia.
Para ele, “é notório e emocionante ver a mobilização das pessoas comuns, unindo-se às instituições e autoridades públicas para enviar donativos e amenizar a dor de nossos irmãos atingidos”.
Entretanto, salienta o deputado, “um grupo de oportunistas, de forma clara ou escondida por trás de entidades de fachada, aproveita o momento para espalhar a insegurança, o medo e a insegurança, num lamentável gesto de oportunismo político, tirando proveito da fragilidade provocada pelo momento, através de notícias falsas (as populares fake news) utilizando até mesmo o nome de autoridades constituídas, como o governador do Estado, ministros de Estado e o próprio Presidente da República”.
Diante disso, como deputado líder de bancada, representante eleito pelo povo do Espírito Santo, “cioso de meu dever público”, Enivaldo dos Anhos solicita a Superintendência Regional da Polícia Federal a instauração de Inquérito Policial.