Criminosos estão usando as redes sociais para espalhar notícias falsas a respeito da atuação em conjunto do Governo do Estado e do Governo Federal diante a tragédia provocada pelas fortes chuvas que atingiram municípios do Sul do Espírito Santo. A divulgação da notícia falsa é uma forma de aterrorizar os habitantes, sobretudo, os das cidades atingidas pelas chuvas.
Diferente do que pregam os responsáveis pelas notícias falsas, o Estado – por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais secretarias – e as Prefeituras das cidades atingidas estão trabalhando em sintonia com o Ministério do Desenvolvimento Regional e Ministério da Saúde.
Na manhã desta terça-feira (21/01), o coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel BM André Có Silva, divulgou uma nota em que ressalta o trabalho em conjunto com as forças federais:
“Em decorrência da veiculação de informações falsas pelas redes sociais, estamos vindo a público esclarecer que temos atuado em conjunto e de forma harmônica com os Governos Federal e Municipais no socorro às vítimas das chuvas intensas que caíram nos últimos dias na região Sul do Espírito Santo. Prova disso é que a Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional, enviou já no sábado passado o major Armin Braun para contribuir na operação. Ele inclusive participou de reuniões com o governador (Renato Casagrande) e prefeitos, durante o dia de ontem (segunda-feira) e hoje. Importante ressaltar também a participação do Ministério da Saúde, que está enviando remédios e médicos para trabalhar em sintonia com a Secretaria de Estado da Saúde. Os fatos, por si só, demonstram que os trabalhos desenvolvidos por todos nós estão pautados exclusivamente em aspectos técnicos e humanitários para garantir a dignidade e um mínimo de conforto para quem perdeu quase tudo”.
O governo já detectou de onde partiram as ‘fakes news’. O autor do texto falso diz que “o ministro da infraestrutura federal fez contato com o governador Renato Casagrande, a mando o Presidente da República Jair Bolsonaro, para oferecer recurso financeiros e mão de obra através do Exército Brasileiro para a limpeza e reconstrução dos municípios afetados pelas fortes chuvas. O nosso governador recusou o apoio federal, porém acaba de passar no jornal da TV Vitória que o município de Iconha precisa de máquinas pesadas para a limpeza da cidade…”, diz trecho da notícia falsa. Vale frisar que divulgação de notícia falsa pelas redes sociais ou qualquer meio de comunicação é crime.
O próprio Governo Federal também trata de desmentir o autor das notícias falsas. Reportagem postada no Portal do Ministério do Desenvolvimento Regional informa que a Pasta, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), está apoiando os trabalhos de resposta às fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo na última sexta-feira (17/01) e a Região Metropolitana de Belo Horizonte no domingo (19/01). Equipes da Defesa Civil Nacional estão em ambas as localidades para auxiliar na mitigação dos danos humanos e materiais causados pelos desastres.
“Diante das chuvas que atingiram o Espírito Santo e a Região Metropolitana de Belo Horizonte, o ministro Gustavo Canuto recomendou que disponibilizemos todo o apoio necessário. Temos equipes nos dois locais e nosso objetivo é verificar os danos e, a partir da decretação da situação de emergência e do envio do plano de trabalho pelos municípios, repassar recursos para a reconstrução das áreas afetadas”, ressaltou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas.
Desde o sábado (18/02), técnicos da Defesa Civil Nacional estão no Espírito Santo para avaliar o impacto das fortes chuvas que atingiram os municípios de Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Durante o fim de semana, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), major Armin Braun, acompanhou e auxiliou os trabalhos nas localidades atingidas.
Ainda no sábado, ele fez um sobrevoo sobre a área do desastre para avaliação dos danos e dos territórios mais afetados. Braun também participou de reuniões com o governador Renato Casagrande, com os prefeitos e representantes das defesas civis locais.
“O papel do MDR e da Sedec é de coordenação do apoio federal para que atuemos de forma alinhada com o estado e os municípios. A Defesa Civil do Espírito Santo já está agindo para darmos celeridade ao processo de resposta ao desastre e o Governo Federal vai ajudar sempre que for solicitado”, destacou o diretor do Cenad, Armin Braun.
Logo após o registro das primeiras ocorrências, o ministro Gustavo Canuto entrou em contato com o governador Renato Casagrande para disponibilizar todo o apoio necessário do Governo Federal.
No Espírito Santo, pelo menos seis pessoas morreram por causa das chuvas. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, até a noite de segunda-feira (20/01) 1.547 pessoas estavam desalojadas e 78 desabrigadas.
Governador enaltece solidariedade do povo capixaba e lamenta propagação de notícias falsas
O governador Renato Casagrande postou, mais cedo, mensagem em uma de suas redes sociais em que agradece e enaltece a solidariedade do povo capixaba para com as vítimas das chuvas. As pessoas têm participado de campanhas de doações, promovidas, principalmente, pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros. Casagrande, no entanto, lamenta a divulgação de notícias falsas:
“Os momentos de calamidade despertam, na maioria das pessoas, um sentimento de solidariedade. O capixaba está sendo muito solidário e isso nos orgulha. Infelizmente, alguns poucos se aproveita do momento de dor para propagar mentiras e notícias falsas”, escreveu o governador.