Sem resultados
Ver todos os resultados
sábado, 19 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home DrPedroValls

A queda

18 de novembro de 2019
dentro DrPedroValls
A queda
491
COMPARTILHAMENTOS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

 

O Império Romano não caiu da noite para o dia. Sua queda foi apenas o resultado anunciado de muitos anos de degeneração cultural e moral. Dia desses, contemplando nosso planeta, fiquei a meditar sobre isso.

Na Itália apenas 40% das pessoas conseguem ler e entender um livro – aliás, 13% das livrarias daquele país fecharam nos últimos dez anos. Na Europa inteira apenas 22% dos habitantes adquirem pelo menos um livro a cada ano – nos EUA, 10,5%. Por conta disso, nos últimos cinco anos os livros lançados estão em média 29 páginas mais curtos.

Os acalorados debates públicos sobre problemas sociais começam a ser substituídos: 83% dos usuários da Internet apenas discutem entre os grupos selecionados que criaram ou do qual fazem parte – vale dizer, com os quais tem alguma identidade.

Diante deste quadro começa a desaparecer o jornalismo analítico. Nos EUA, por exemplo, todos os jornais somados disponibilizam para a população diariamente 60 milhões de exemplares – o mesmo número de seguidores que o Presidente daquele país tem na Internet.

Analisemos, agora, a principal consequência deste estado de alienação imposto à humanidade: índices de desigualdade jamais vistos ao longo da história – hoje, por exemplo, o patrimônio das 26 pessoas mais ricas é equivalente ao de 50% da população do mundo.

Na Espanha 87% dos habitantes necessitam de 90% de suas rendas familiares somente para alugar uma casa. No Chile 53% das aposentadorias correspondem a meio salário mínimo e apenas 2% correspondem à integralidade deste – daí o elevadíssimo índice de suicídio de idosos. Nos EUA 49 milhões de pessoas passam fome. Na Europa 16% da população estão abaixo da linha da pobreza.

Eis aí, de forma nítida, todos os elementos necessários à formação de uma ordem mundial absolutamente perigosa. Não por acaso, assim, as despesas com defesa tem crescido vertiginosamente. Em 2018, por exemplo, a humanidade gastou US$ 1,8 trilhão apenas com armas de guerra – o equivalente a US$ 239 por pessoa. O risco de um conflito de grandes proporções é, hoje, o maior dos últimos 25 anos.

Eu não sei em que dará tudo isso. Não tenho informações ou mesmo discernimento para formar um juízo correto sobre o que estamos por viver. Apenas fico, com Octavio Paz, a recordar que lutar contra o mal é lutar contra nós mesmos.

Post Views: 288
Compartilhe196Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis