A Polícia Federal acabar de prender em flagrante o procurador da Fazenda Nacional Matheus Carneiro Assunção, pela acusação de tentar matar uma juíza na sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, na avenida Paulista, no Centro de São Paulo.
Ele invadiu o gabinete da juíza federal Louise Filgueiras, convocada para substituir o desembargador Paulo Fontes, de férias, e chegou a acertar uma facada no pescoço dela, mas o ferimento foi leve. As informações são do site Consultor Jurídico.
Antes de ir ao gabinete da juíza Louise Filgueiras, o procurador procurou o desembargador Fábio Prieto, no 22º andar. Ele estava presidindo uma sessão de julgamento e não estava no gabinete.
O procurador, então, desceu as escadas e invadiu o gabinete que fica imediatamente embaixo, de Paulo Fontes, mas ocupado por Filgueiras durante suas férias.
A juíza estava trabalhando em sua mesa e foi surpreendida pela invasão do procurador e conseguiu se afastar dele — as mesas dos desembargadores são bastante amplas, o que dificultou o acesso de Assunção à vítima.
Diante do insucesso, ele ainda tentou jogar uma jarra de vidro na direção da magistrada, mas errou, e foi imobilizado pelas pessoas que estavam no gabinete no momento.
Quem viu o procurador se movimentar pelo Tribunal comentou que ele parecia em estado de surto e intercalava frases sem sentido com frases de efeito sobre acabar com a corrupção no Brasil.