A subsecretária de Estado de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, a delegada Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno, escapou da morte na noite de sexta-feira (10/02), quando passava de carro pela avenida Leitão da Silva, em Vitória. O motorista de Gracimeri Gaviorno, que é ex-chefe de Polícia Civil, conseguiu reagir e baleou um dos criminosos. O segundo bandido também foi preso.
De acordo com fontes da Polícia Civil os bandidos chegaram a atirar na direção do carro, mas tanto a ex-chefe de Polícia quanto seu motorista saíram ilesos.
O bandido baleado foi socorrido e levado a um hospital. Já o segundo criminoso foi preso e conduzido à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A princípio, a Polícia Civil imaginou tratar de um atentado, mas durante a noite a DHPP concluiu que foi mesmo uma tentativa de assalto.
De acordo com a Polícia Civil, a delegada Gracimeri Gaviono havia saído de mais um dia de expediente na Sesp, que está tendo dias tumultuados devido à greve dos policiais militares. Ela retornava para casa, em um veículos oficial da Sesp, junto com seu motorista, que é policial civil.
Por volta das 21 horas de sexta-feira, quando o veículo passava pela Leitão da Silva, na altura do bairro Itararé, os bandidos se aproximaram e anunciaram o assalto. Neste momento, o policial reagiu e feriu um dos criminosos.
A ausência da Polícia Militar nas ruas há uma semana e o tráfego lento na Leitão da Silva, devido a obras, facilitam a ação dos marginais.