O major PM Rogério Fernandes Lima (D) é o candidato a presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Espírito Santo (Assomes) na eleição do dia 9 deste mês. Ele lidera a Chapa 02, denominada de Ordem e Progresso. Para presidir o Conselho Deliberativo e Fiscal, a chapa tem como candidato o coronel da reserva remunerada Éldio Celante (E).
Nesta postagem, o major Rogério apresenta suas propostas. Tem como foco a defesa “dos interesses de todos os oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiro Militar Estadual, de todos os quadros, seja ele combatente, administrativo, saúde ou músico; subalterno, intermediário ou superior; da ativa, reserva ou reformado; homem ou mulher, tratando a todos absolutamente com igualdade, respeito e dignidade, pois bem sabemos que a força de uma entidade vem da união de esforços e não da segregação, afinal uma casa dividida não prosperará.” As propostas foram enviadas ao Blog do Elimar Côrtes pelo próprio candidato e estão sendo publicadas de acordo com o formato desenhado pelo major Rogério.
O major Rogério pontua que, nos últimos seis anos, o Clube dos Oficiais “teve seu número de sócios reduzido em cerca de 30%, sem contar que os oficiais mais jovens não se sentem estimulados a participar da associação, de modo que queremos representar todos os oficiais e com isso promover o resgate dos sócios que se desassociaram e trazer aqueles que nunca foram sócios.”
As propostas do major PM Rogério
Acessibilidade e transparência nas ações da ASSOMES
Ø Tornar as ações da ASSOMES acessíveis na Internet.
Ø Site acessível também por smartphones e tablets com o conteúdo atualizado.
Ouvidoria
Ø Receber e ouvir as demandas dos sócios com resposta as propostas pelos feitas pelos associados.
Ø Abrir canal de comunicação direta entre o presidente, diretores e conselheiros proporcionando ao sócio maior controle das ações.
Observatório legislativo
Ø Acompanhamento das ações parlamentares e legislativas.
Ø Aumentar a interface com esses atores.
Ø Acompanhamento das ações legislativas que impactem na carreira dos oficiais militares tanto na esfera estadual quanto na esfera federal.
Ø Exercer a representatividade dos oficiais junto ao parlamento capixaba.
Observatório judiciário
Ø Acompanhar as ações judiciais envolvendo interesses da ASSOMES e de seus associados, quer seja na tutela coletiva quer seja na tutela individual.
Ø Propor as ações judiciais necessárias para a defesa dos interesses dos oficiais militares.
Ø Advocacia que se ocupe também dos interesses coletivos, na forma do diagnóstico, ocupando-se tanto das causas que tramitam na justiça estadual quanto nas ações que tramitem nos tribunais superiores.
Ø Interface representativa com o Tribunal de Justiça do ES, a Procuradoria Geral de Justiça, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado, Tribunal de Contas e Ordem dos Advogados do Brasil – ES.
Observatório institucional PMES/CBMES
Ø Interagir com o comando das Corporações buscando contribuir para os interesses dos associados.
Observatório de segurança pública
Ø O papel e a efetividade das instituições componentes do sistema estadual de segurança pública, comparativos etc. O mesmo para o âmbito nacional.
Ø Divulgar ações dos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para conhecimento da sociedade capixaba.
Assessoria política e de imagem institucional
Ø Realizar estudos e implementar ações para a melhoria salarial dos oficiais ativos e inativos.
Ø Viabilizar estudos e fomentar a implementação do Ciclo Completo de Polícia.
Ø Atuar junto aos Comandos das Corporações, do Governo do Estado e demais atores acerca da implementação do CFO – DIREITO.
Ø Interagir junto aos comandos das Corporações, poderes executivos e legislativos municipais e estadual, demais associações representativas de classe, estreitar relacionamento.
Ø Auxiliar os comandos na edição/aprovação de projetos de interesse dos associados.
Ø Sugerir aos comandos, via diretorias de ensinos, de temas de interesse dos associados e das instituições para trabalhos científicos.
Ø Apoio aos oficiais pesquisadores em assuntos pertinentes as Instituições.
Ø Patrocinar seminários, fóruns e congressos com temas de interesse dos oficiais, buscando estreitar relacionamento com as universidades.
Ø Estudar a restrição à reeleição indiscriminada mesmo com variação de cargos.
Ø Descentralização dos locais de votação permitindo maior participação dos associados.
Ø Implementar a representatividade no Norte, Sul e Noroeste do ES.
Observatório financeiro
Ø Realizar diagnóstico financeiro a fim de analisar o endividamento da ASSOMES e a propositura de quitação dos débitos.
Ø Analisar os contratos realizados pela ASSOMES e os benefícios revertidos aos associados.
Ø Implementar política de incentivo para o resgate dos oficiais que se desassociaram do CLUBE dos Oficiais.
Ø Criar atrativos para que os novos oficiais se associem a ASSOMES.
Ø Implementar ações que aumentem a receita do clube.
Assessoria esportiva
Ø Assessoria esportiva, com auxílio a atletas e divulgação/propaganda de resultados.
Ø Implementar política de recreação que envolva os associados e os seus dependentes, buscando-se uma maior interação entre as diversas gerações de oficiais.
Ø Implementar política de saúde física que atenda aos interesses dos oficiais.
Ø Implementar política de interação entre as diversas turmas de maneira lúdica para proporcionar que os oficiais se conheçam.
Ø Reestruturação, melhorias e aquisição dos equipamentos de recreação adaptando-se as necessidades dos sócios.
Ø Patrocinar eventos esportivos e de lazer que incentivem a participação dos sócios da ASSOMES.
Ø Resgatar eventos tradicionais do CLUBE DOS OFICIAIS possibilitando a integração dos oficiais militares e de suas famílias.
Conclusão:
“A chapa Ordem e Progresso entende que com a implementação dessas ações e o incentivo à participação mais ativa do associado nas questões do Clube dos Oficiais, os oficiais militares alcançarão o retorno ao destaque que sempre tiveram na sociedade capixaba. Juntos faremos um clube dos oficiais forte!”, diz o major PM Rogério.