• Login
Blog do Elimar Cortes
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Antigos

Polícia Federal prende no Espírito Santo e na Bahia organização criminosa que dava golpes em aposentados, servidores públicos e e em bancos pela internet

29 de julho de 2022
dentro Antigos
0
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (16/05/) uma operação policial denominada “Código 94”, direcionada a desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias, com atuação no Espírito Santo e na Bahia. Foram cumpridos seis mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão nos dois estados.

A Operação Código 94 contou com a participação de 70 policiais federais, que cumpriram 11 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão nos municípios de Vila Velha, Viana, Serra e Cariacica, na Grande Vitória, além de um mandado de busca e apreensão e uma prisão na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.

Os criminosos atuavam em fraudes bancárias decorrentes de saques ilícitos de benefícios previdenciários e de empréstimos consignados, além de executarem créditos fraudulentos se passando por funcionários públicos federais, tudo a partir da falsificação de documentos públicos.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Superintendência Regional da Polícia Federal no Espírito Santo, a PF  investiga a existência de um fornecedor de dados sigilosos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) através da internet.

O suspeito criou um site na rede mundial de computadores e negociava acesso aos dados do INSS de milhões de brasileiros e de um grande contingente de funcionários públicos federais, tornando todos em potenciais vítimas da ação ilícita de transgressores da lei.

A partir dos dados do INSS era possível identificar a existência de eventuais montantes nas contas dos beneficiários do regime previdenciário, inclusive identificando o valor e a instituição bancária conveniada, gerando na sequência a falsificação dos documentos pertinentes e o saque ilícito.

Os crimes apurados até o momento são o de Estelionato Simples e Qualificado, Violação de Sigilo e Organização Criminosa. Dados preliminares dão conta de que as fraudes realizadas podem ter gerado um prejuízo de mais de dois milhões de reais às instituições bancárias.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SRPF/ES.

Post Views: 13

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

© 2022 By Augusto Assis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato

© 2022 By Augusto Assis.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?