A Superintendência Regional da Polícia Federal no Espírito Santo acaba de divulgar nota, encaminhada a este blog, em que nega ter realizado interceptação telefônica de qualquer um dos quatro homens presos com os 445 quilos de cocaína apreendidos dentro de um helicóptero, que pertencia à família do senador mineiro Zezé Perrela, em novembro de 2013, em Afonso Cláudio, Espírito Santo.
Ao mesmo tempo, a instituição afirma que não vai repercutir a decisão da Justiça Federal que mandou soltar os quatro homens acusados de tráfico internacional. Afirma ainda que o fato de a polícia ter retirado 445 quilos de cocaína de circulação já é motivo de orgulho para a Polícia Federal, que trabalhou na operação em conjunto com a Polícia Militar
NOTA À IMPRENSA
A fim de esclarecer frequentes questionamentos que tem sido feitos sobre a decisão judicial que determinou a soltura dos presos em flagrante em poder de 445 kg (400 tabletes) de cocaína no dia 24/11/2013 no município de Afonso Cláudio/ES e sobre suposta ilegalidade em interceptações telefônicas, a Superintendência Regional de Polícia Federal no Estado do Espírito Santo vem a esclarecer que:
1) Não fomos notificados da decisão judicial, e não nos compete discutir sobre seus fundamentos;
2) Esta unidade regional não interceptou qualquer tipo de comunicação telefônica ou telemática de qualquer dos presos e indiciados, nem foi comunicada ou cientificada oficialmente de qualquer interceptação por qualquer outra unidade ou instituição policial dentro ou fora Estado, tendo o flagrante decorrido das investigações conforme narrado no respectivo IPL, portanto, desconhecemos qualquer irregularidade ou ilegalidade na coleta das provas.
3) O sistema de interceptação de sinais dessa Superintendência é auditável e submetido a permanente controle externo por parte do Ministério Público Federal, não havendo qualquer interceptação relativa ao caso em apreço;
4) Independente da soltura dos presos, a retirada de circulação de quase meia tonelada atinge a todos os Planos e Programas de segurança e saúde públicas, deixando essa Superintendência orgulhosa de sua atuação em conjunto com a Polícia Militar do Espírito Santo.