Uma viatura da Polícia Militar foi incendiada, na manhã desta terça-feira (05/02), no bairro Inhanguetá, na região de Santo Antônio, em Vitória. Foi um ato de ousadia dos traficantes do bairro, que usaram um menor de 13 anos e um “soldado” do tráfico, já adulto, para praticar o crime. Menos mal que nenhum policial saiu ferido. Menos mal que os dois bandidos foram presos.
Quando criminosos atacam uma viatura da Polícia Militar, estão atingindo o próprio Estado e, consequentemente, a sociedade. É hora de reagir à altura. Os dois bandidos que incendiaram a viatura da Ronda Interativa desafiaram pó Estado, ignoraram que ao lado do veículo estavam dois policiais exercendo sua atividade profissional.
A ousadia dos criminosos revela que há algo que deveria ser feito pela própria polícia. O papel da polícia é incomodar sempre os marginais; não pode se curvar diante ameaças. Ao mesmo tempo, porém, é preciso que o governo do Estado repense o atual modelo de segurança pública. Será que estamos no caminho certo?