Nesta terça-feira (02/06) é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional do Bombeiro. No Espírito Santo, o espírito cívico e o comprometimento da corporação é tão grande que o comandante geral da Corpo de Bombeiros, coronel Edmilton Ribeiro Aguiar Júnior, suspendeu a solenidade que aconteceria nesta terça-feira para comemorar a data. No entanto, está mantida a formatura de 14 novos sargentos, em cerimônia de formatura a ser realizada a partir das 14 horas.
A solenidade de comemoração ao Dia do Bombeiro foi suspensa por causa das manifestações populares que vêm ocorrendo na Grande Vitória. A tropa do Corpo de Bombeiros está aquartelada e apostos em caso de necessidade de ir às ruas ajudar a Polícia Militar ou para socorrer possíveis vítimas dos vândalos e bandidos que aproveitam as manifestações para atacar na cidade.
Enquanto a tropa dar apoio total ao governo do Estado e à sociedade, repousa sobre a mesa do governador Renato Casagrande, há mais de um ano, Projeto de Lei Complementar que altera o Quadro Organizacional do Corpo de Bombeiros.
A implementação do QO se faz necessária porque o Corpo de Bombeiros precisa aumentar seu quadro, que se encontra defasado, e criar uma estrutura mais moderna e adequada com o crescimento da corporação. O atual QO é dos anos 90, quando houve a emancipação do Bombeiro da Polícia Militar.
Naquela época, existia somente o quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros. Hoje, a corporação conta com quatro Batalhões e três Companhias Independentes, além de três centros e diretorias.