A Polícia Federal, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (Anvisa), realizou operação de combate ao tráfico ilegal de medicamentos na Grande Vitória e em Guarapari, culminando com a apreensão de centenas de caixas de medicamentos controlados e insumos para manipulação.
Também foram apreendidas dezenas de receituários médicos falsificados e em branco, medicamentos e anabolizantes sem registro no órgão de vigilância sanitária, insumos para manipulação com alteração de validade, bem como munição de armas de fogo e carimbo médico falsificado, tudo direcionado ao comércio ilegal de medicamentos sem o devido controle dos órgãos competentes. Entre as pessoas presas está um irmão do vereador Jonacir Fontana, o Jonacir da Farmácia (PMDB/Viana). O rapaz foi preso porque estava na Farmácia Federal, localizada no bairro Marcílio de Noronha, em Viana, na hora da operação da PF. A farmácia pertence ao vereador.
Foram realizadas ações em três farmácias, com início na última terça-feira (09/04), culminando na prisão em flagrante de cinco pessoas – os proprietários de farmácias e farmacêuticos.
Os crimes apurados são o de tráfico de drogas, associação para o tráfico, comércio ilegal de medicamentos sem registro, posse irregular de munição, além de outros eventualmente identificados durante a continuidade da investigação.
A Superintendência Regional da Polícia Federal no Espírito Santo e a Anvisa alertam a população no sentido de que a utilização de medicamentos controlados deve ser pautado no devido acompanhamento médico, pois pode representar graves danos a saúde e integridade física e mental dos usuários.