• Login
Blog do Elimar Cortes
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Antigos

PGE dá parecer favorável para governador transformar cargo de delegado de Polícia em carreira jurídica

29 de julho de 2022
dentro Antigos
0
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

 

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) deu parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) que define o delegado de Polícia Civil como “carreira jurídica”. O parecer já se encontra no gabinete do governador Renato Casagrande, que poderá enviar a PEC à Assembleia Legislativa – para aprovação dos deputados – , a partir da próxima semana, quando voltar de um curto período de descanso.

Pedido para que a profissão fosse considerada como carreira jurídica vem sendo feito pela atual diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Espírito Santo (Sindelpo).

No ano passado, o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio Júnior, atendendo a pedido do presidente do Sindelpo, delegado Sérgio do Nascimento Lucas, encaminhou à PGE os autos solicitando a análise jurídica do projeto de Emenda à Constituição Estadual, em que altera o artigo 128 da Constituição Estadual.

Nos autos, a chefia de Polícia solicita que seja inserido no artigo 128 o seguinte parágrafo: “O cargo de Delegado de Polícia integra, para todos os fins, as carreiras jurídicas do Estado.”

No parecer, a PGE ressalta que podem estar inseridas dentro do conceito de “carreiras jurídicas” as carreiras da magistratura; dos Ministérios Públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios; as carreiras da Advocacia-Geral da União; de Procuradores dos Estados e do Distrito Federal; as carreiras de Defensores Públicos da União, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Estados e que a elas se juntam as carreiras de Delegado de Polícia da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

“É expresso o reconhecimento do notável Constitucionalista no sentido de que o delegado de Polícia insere-se no conceito de carreira jurídica”, diz trecho do parecer da PGE,  segundo fontes do Palácio Anchieta.

Post Views: 8

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

© 2022 By Augusto Assis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato

© 2022 By Augusto Assis.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?