Já não bastasse a pressão para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 300 – que prevê isonomia salarial dos policiais civis e militares e bombeiros militares de todo o País –, o governo da presidente Dilma Roussef (PT) poderá enfrentar a primeira greve a ser feita por policiais federais.
Há uma semana, peritos e delegados de Polícia Federal, advogados públicos da União e Auditores Fiscais da Receita Federal e do Trabalho decidiram atuar em campanha salarial conjunta.
Eles alegam que, após tentativas de negociações com o governo sem qualquer resposta, as entidades de classe que tratam da campanha salarial conjunta (APCF, ADPF, ANFIP, FENADEPOL, UNAFE, SINAIT e SINDIFISCO NACIONAL) decidiram promover o Dia de Mobilização Nacional.
A intenção é lutar pela reestruturação de carreiras dos servidores e protestar contra os cortes no orçamento dos órgãos públicos. O evento está previsto para 28 de julho.
Abaixo, a declaração pública passado ao Blog do Elimar pelas entidades de servidores federais – inclusive a dos policiais federais – convocando as categorias para o Dia de Mobilização Nacional
DECLARAÇÃO PÚBLICA
As entidades representativas da Fiscalização da Receita Federal e do Trabalho, da Advocacia Pública Federal e dos Peritos e Delegados de Polícia Federal, reunidas em Brasília no dia 07 de julho de 2011, considerando que as negociações com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão não têm avançado, demonstrando total desinteresse do governo em negociar efetivamente a solução para os problemas estruturais apontados no Compromisso pela Equivalência e Harmonia do Serviço Público entre os Poderes, declaram que resolveram pela convocação de Assembleias Gerais de suas respectivas categorias para deliberação sobre Mobilização Nacional, prevista para o próximo dia 28 de julho, em defesa de um serviço público de qualidade.
Brasília, 07 de julho de 2011
ADPF – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
ANFIP – Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil
APCF – Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais
FENADEPOL – Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SINAIT – Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho
SINDIFISCO NACIONAL – Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil
UNAFE – União dos Advogados Públicos Federais do Brasil