A mineradora Vale e o Governo do Estado formalizaram nesta quarta-feira (30/03) uma parceria para a realização do projeto básico da Ferrovia EF-118, no trecho compreendido entre os municípios de Anchieta e Presidente Kennedy, ambos localizados no Litoral no Sul do Espírito Santo. O projeto será concebido pela Vale, que realizou o termo de doação com o Estado do Espírito Santo. O projeto compreende estudos sobre o traçado da nova ferrovia em um trecho de 88 quilômetros de extensão.
“Temos que buscar uma equação para a realização desse investimento, seja com participação direta do Governo do Estado ou através de incentivos por parte da União. Esse é o ano para buscar o início dessa articulação. Já teremos o projeto executivo sendo elaborado e vamos saber o tamanho do investimento necessário para estender a ferrovia até a divisa com o Rio de Janeiro. Consideramos esse um empreendimento fundamental e temos uma grande expectativa de iniciar logo esse trecho”, comentou o governador Renato Casagrande (PSB), durante a assinatura do termo de doação, realizada no Palácio Anchieta.
Casagrande lembrou que o debate sobre a extensão da ferrovia até Presidente Kennedy vem ocorrendo há muito tempo. “Esses projetos grandes demoram muito para maturar, mas estamos focados em resolver essa agenda. Temos a expectativa que o Governo Federal encontre um caminho também para a ampliação da BR-262. Me coloquei à disposição para aproveitar a repactuação com a Fundação Renova para que se inclua uma parte da BR-262 dentro do bojo do acordo de Mariana. Temos que ter sintonia com a Vale para melhorar nossa ligação com o centro do Brasil, senão ficaremos isolados”, pontuou.
O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, ressaltou que esta é uma obra logística de extrema relevância para a economia do Espírito Santo, facilitando a ligação com o Estado do Rio de Janeiro. “Este ramal é mais um passo na realização deste importante investimento, auxiliando na redução de custos logísticos, no aumento da segurança de transporte e na consolidação de novas cadeias produtivas, além do fortalecimento dos arranjos já existentes na região. Esta parceria entre as instâncias pública e privada é um caminho muito eficaz para superarmos este desafio logístico”, ponderou.
“O projeto básico é fundamental para viabilizar investimentos desse porte, tanto na priorização de ações com os órgãos públicos quanto na atração de parceiros e investimentos para sua construção. Com a doação do projeto ao Governo do Estado, seguimos nosso propósito de contribuir para o desenvolvimento do País e dos territórios em que atuamos, sobretudo com infraestrutura logística”, destacou o diretor de Relações Governamentais da Vale, Luiz Ricardo Santiago. A previsão é de que o trabalho seja concluído e entregue ao Governo do Estado em cerca de um ano.
Conforme o Blog do Elimar Côrtes informou no dia 23 de agosto de 2021, Presidente Kennedy vai ter aeroporto, ligação ferroviária com o Rio e malha rodoviária ampliada. O município está melhorando toda a sua infraestrutura para atender as futuras demandas do Porto Central, cujas obras de construção estão se iniciando. Presidente Kennedy, que já está recuperando e ampliando as estradas que cortam a região, vai ganhar um aeroporto e entrará na malha ferroviária da Vale, para ter ligação com portos do Rio de Janeiro, ajudando, assim, no transporte de produtos capixabas para outros países.
Uma das parcerias fortes de Presidente Kennedy é com a TPK Logística S/A, responsável pela organização e administração do Porto Central, que vai ser construído por sua sócia holandesa, a Van Oord. Esta parceria vai atrair para a cidade um aeroporto de pequeno porte para atender voos comerciais e de transporte de cargas.
(Com informações também do Portal do Governo do ES)
(Fotos: Hélio Filho/Secom)



