Carregando...

O atual procurador-geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal, foi reconduzido ao cargo no biênio 2026/2028. O anúncio foi feito na tarde de quarta-feira (11/03) pelo governador Renato Casagrande (PSB), ao lado do vice-governador Ricardo Ferraço. Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo desde 2003, Berdeal tem 52 anos de idade e vai para o segundo mandato na chefia do Ministério Público Estadual.

A eleição para a formação da ‘lista tríplice’ visando o comando do MPES, ocorrida na sexta-feira passada (06/03), teve somente dois candidatos: Berdeal, que obteve 168 votos, e Danilo Raposo Lírio,   que ficou com 116 votos. A Constituição Estadual determina que cabe ao Governador do Estado escolher o nome para o cargo, independente da posição na ‘lista tríplice’.

“Dr. Francisco Berdeal seguirá à frente da Procuradoria-Geral de Justiça do nosso Estado. Parabenizo também o Dr. Danilo Lírio, que compôs a lista. O Ministério Público tem papel essencial no fortalecimento das instituições e na defesa da sociedade. Seguimos trabalhando com diálogo, respeito institucional e compromisso com o Espírito Santo”, escreveu Casagrande numa rede social.

Francisco Martínez Berdeal é também vice-presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça/ Região Sudeste e presidente do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE). É ainda mediador pela ALGI Mediação e facilitador de diálogos em Círculos de Paz da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo.

Tem 17 anos de atuação nas Promotorias de 14 municípios do interior e Grande Vitória e 12 anos de experiência na gestão do MPES. Foi ainda coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAEL), do Núcleo de Autocomposição de Conflitos do MPES e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público. Atuou como secretário-geral do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça na gestão de Luciana Andrade e como o 4º Promotor de Justiça Cível de Vitória.

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Direito Processual Civil pela FDV, tem ainda MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV/MMurad, além de pós-graduação em lato sensu, com especialização pelo CERS em “Corrupção: prevenção e repressão ao desvio de recursos público” e pela FDV, em “Direito Processual Civil”.