Carregando...

A temperatura média na Grande Vitória neste mês de janeiro de 2026 tem se mantido elevada, com máximas diárias por volta de 34 °C e mínimas em torno de 22 °C a 23 °C, indicando um mês de verão intenso e calor acima da média histórica. Preocupado com mais esse efeito das mudanças climáticas, o governador Renato Casagrande (PSB) fez, nesta terça-feira (13/01), um apelo à população capixaba, ao mesmo tempo em que elogiou a atuação da Companhia Espírito-Santense Saneamento (Cesan) no enfrentamento à grande demanda do uso da água nesse período:

“A Cesan é mesmo uma empresa que nos enche de orgulho. Está sendo submetida a um teste de fogo. Estamos enfrentando alguns graus acima do normal neste verão, o que provoca um consumo de água, por parte das pessoas, acima da média. O Estado está recebendo um número maior de turistas. São 20% a mais do que recebemos no verão passado. Por isso, peço que todos fiquemos atentos para atender sempre de forma positiva à população. Ao mesmo tempo, peço às pessoas que façam o racionamento de água”, disse Casagrande.

O governador acrescentou que, por onde tem passado pelo Espírito Santo afora, tem pedido à população que racione água. Segundo Casagrande, a demanda é muito maior no verão e o uso controlado coletivo pode reduzir os impactos da crise hídrica. Quando apelam pelo racionamento, o governador e a própria Cesan orientam as pessoas a não fazer uso desnecessário da água, como lavar calçadas com mangueiras, banhos demorados. O consumo de água no Estado, durante o verão, é 30% a mais do que nas demais estações do ano.

Renato Casagrande participou da inauguração das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) de Flexal e Bandeirantes, localizada Foz do Rio Bubu – que deságua na Baía de Vitória, na altura do bairro Ilha das Caieiras, na Capital capixaba –, no bairro Cannaã, em Cariacica. Trata-se de mais uma obra da Cesan, que vai beneficiar mais de 70 mil pessoas de bairros de Cariacica.

Ao lado de Renato Casagrande e do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, o presidente da Cesan, Munir Abud, comentou sobre investimentos da Companhia para este ano n Estado. Segundo ele, são cerca de R$ 7 bilhões, além das Parceiras Públicos Privados (PPPs): “São recursos destinados para a melhoria do sistema de esgotamento sanitário no Espírito Santo. Temos também obras para fortalecer o fornecimento de água”, disse Munir.

Ele citou, com um dos investimentos, a construção da maior usina de dessalinização do País, ao custo de R$ 1,3 bilhão, que vai ficar numa área ao lado do Parque Estadual Paulo Vinha, na Rodovia do Sol, entre Vila Velha e Guarapari. Citou ainda a construção, em andamento, da Barragem dos Imigrantes/Jucu, à margem da BR-262, entre Viana e Domingos Martins, que deverá ser concluída até dezembro de 2026. A obra terá 53,5 metros de altura, abrangendo uma área alagada de 109 hectares (1,09 km²):

“A barragem vai ter capacidade de armazenamento de 23 bilhões de litros de água. Vai beneficiar diretamente os municípios de Vila Velha, Cariacica, Vitória (Ilha) e parte de Viana, garantindo segurança hídrica para 1 milhão de habitantes mesmo que tenhamos quatro meses de estiagem”, explicou Munir Abud.

O governador Renato Casagrande sintetizou a importância das ações da Cesan e do Governo do Estado: “Os investimentos nos permitem enfrentar as mudanças climáticas, que provocam a necessidade de investir cada vez mais para dar segurança”.

(Fotos: Mateus Fonseca/Governo-ES)