O Instituto Paraná está divulgando nesta quarta-feira (26/06) uma pesquisa muito interessante em tempos de vazamentos de conteúdos sigilosos pelas redes sociais. O resultado é mais interessante ainda. Diz que 79,3% dos brasileiros nunca mandaram ou nunca mandariam nudes (fotos íntimas) para pessoas com que se relacionam. Outros 12,1% de “sem vergonha” responderam que mandariam, enquanto 8,6% não opinaram.
À pergunta “O Sr(a) já recebeu nudes de pessoas das quais o Sr(a) se relaciona?”, pelo menos 65,6% responderam que não, contra 25,4% que disseram ter recebido nudes de pessoas conhecidas. Outros 9% não responderam.
A pesquisa também perguntou “O Sr(a) vê o envio/ recebimento de nudes de uma maneira positiva ou negativa?”. Resposta também surpreendente em tempos de “liberdade total” nas redes sociais: 66,6% dos entrevistados veem a divulgação de nudes de forma negativa. Apenas 13,9% das pessoas responderam ver o tema como “positivo”, enquanto 19,5% não souberam opinar.
A pesquisa ouviu 2.174 pessoas, sendo estas estratificadas segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 180 municípios brasileiros entre os dias 14 e 18 de junho 2019, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.