O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), que também coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, recebeu com muita gratidão o anúncio de que será o candidato do grupo liderado pelo governador Renato Casagrande (PSB) para a disputa ao Governo do Espírito Santo nas eleições de 2026. Ele assegurou que recebe a notícia com muita responsabilidade e confiança. Afirmou ainda que sua missão é dar continuidade, porém, em busca da ampliação das entregas que o governo Casagrande vem proporcionando ao Estado nos últimos sete anos.
Na tarde de quinta-feira (18/12), ao responder a uma pergunta do ‘site’ Blog do Elimar Côrtes, em entrevista coletiva no Palácio Anchieta, sobre se Ricardo Ferraço seria o melhor caminho para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pela atual gestão estadual, Casagrande respondeu:
“Ricardo tem sido um nome que tem ajudado a consolidar as entregas do governo. Ele tem viajado aos municípios, tem ido a Brasília, feito reuniões com os ministérios, trabalhando na representação política. Nesses últimos dias, fiz diversas consultas, como a nossa base na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional, aos prefeitos, partidos políticos e algumas lideranças. Então, chegamos à conclusão que Ricardo Ferraço é o melhor nome para proteger o que está sendo feito no Espírito Santo”.
Casagrande havia convidado a imprensa para apresentar o balanço dos sete anos à frente do governo estadual. Ele governou o Espírito Santo pela primeira vez entre 2011 e 2014. Retornou ao comando do Executivo Estadual em janeiro de 2019. Questionado sobre o apoio à disputa pelo governo, Casagrande confirmou Ricardo Ferraço como o candidato do grupo que ele lidera.
Abaixo, o que Ricardo Ferraço disse depois de ter sido indicado por Renato Casagrande e pelo grupo liderado pelo atual governador:
Confiança e Reponsabilidade
Ao receber essa manifestação do governador Renato Casagrande me vem o sentimento de elevada responsabilidade, porque a palavra é confiança. Confiança neste Estado que nós estamos construindo juntos. O Estado está cada dia melhor e nós precisamos manter esse rumo e eu diria que até ampliar o ritmo das realizações no Espírito Santo, considerando o nível de organização que temos aqui.
Quando o governador Renato Casagrande faz uma manifestação como essa, muito além de uma aliança política, o que nós estamos é olhando para o futuro. A necessidade da gente dar continuidade, entendendo a continuidade como algo que precisa ser aperfeiçoado, porque a dinâmica social é muito forte, cada vez mais veloz, sobretudo, quando você considera as expectativas da população ponto a ponto.
Para que a gente possa dar manutenção por exemplo no Programa Estado Presente, que é um programa muito exitoso de redução da criminalidade, de ampliação da capacidade de segurança no Espírito Santo, de manutenção da recomposição dos nossos efetivos das forças de segurança, de manutenção de muito investimento em tecnologia, mas, ao mesmo tempo também de investir muito na promoção social.
Quando o governador Casagrande faz uma manifestação como essa, ele está sinalizando a minha responsabilidade em dar continuidade e manter esse modo de governar, dialogando muito, conversando muito, fazendo com que o nosso Estado continue com esses atributos. Ou seja, para nós a responsabilidade fiscal não é uma atividade de fim. É uma atividade e meio.
Esses investimentos todos que nós acompanhamos aqui é produto de uma forma de governar. E essa forma de governar é olhando para o futuro, fazendo com que o Estado possa ser cada vez mais inovador e cada vez mais revelador de oportunidades. Na educação, saímos de 32 Escolas em Tempo Integral para 232 escolas. Vamos ampliar a nossa capacidade de continuar investindo muito na educação em tempo integral, continuar fazendo com que o ambiente de negócio aqui no Espírito Santo continue sendo seguro, previsível, para que os investimentos continuem acontecendo, porque quando a economia vai bem, você tem recursos para fazer os robustos investimentos que a gente tem feito no Espírito Santo.
Então eu recebo essa manifestação do governador Casagrande com muita humildade, com muita confiança e digo ao governador que eu estou pronto. Estou pronto para dar continuidade ao seu trabalho e manter o rumo. E manter o ritmo do Estado do Espírito Santo.
Novas alianças
Eu sou parte de um movimento liderado pelo governador Renato Casagrande e nós governamos uma frente ampla e vamos continuar conversando muito para que a gente possa seguir juntos produzindo aquilo que é fundamental, que é resultado para a sociedade capixaba para que o nosso Estado possa ir cada vez melhor.



