Pelo menos 87% dos capixabas consideram positivo o governo liderado por Renato Casagrande (PSB) no Espírito Santo. O líder capixaba tem ainda 80% de aprovação da população. Os resultados refletem também em outra pesquisa: Casagrande lidera todos os cenários na disputa ao Senado Federal nas eleições de outubro de 2026, de acordo com levantamento divulgado na segunda-feira (08/12) pelo Instituto Real Time Big Data.
Segundo a pesquisa, apenas 16% dos entrevistados disseram desaprovar a administração estadual, enquanto 4% não souberam ou preferiram não opinar. O levantamento ouviu 1.200 eleitores entre os dias 4 e 5 de dezembro de 2025, com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.
Na avaliação do desempenho, 51% consideram a gestão ótima e boa; 36% classificam como regular; e 12% avaliam como ruim ou péssima. Apenas 1% não soube responder.
E mais: o governador Renato Casagrande lidera a disputa por uma das duas vagas ao Senado em 2026, segundo pesquisa do Real Time Big Data. Ele, entretanto, ainda não decidiu se deixará o cargo, em abril, para se candidatar a Senado.
No primeiro cenário testado, Casagrande aparece com 30% das intenções de voto, seguido pelo deputado estadual Sérgio Meneguelli (Republicanos), que soma 12%. Depois, vêm outros nomes: Rose de Freitas (MDB), com 11%; Fabiano Contarato (PT), 9%; Maguinha Malta (PL), 9%; Da Vitória (PP), 8%; Euclério Sampaio (MDB), 8%; e Marcos do Val (Podemos), 3%.
Em um segundo panorama, o governador Casagrande mantém a dianteira com 27%, contra 18% do ex-governador Paulo Hartung (PSD). Neste cenário, o deputado estadual Sérgio Meneguelli vem em terceiro lugar com 10%; Rose de Freitas e Fabiano Contarato têm 9%; Maguinha Maltam 8%; e Euclério Sampaio e Da Vitória ficam com 6%.Em 2026, o Senado passará por renovação de dois terços das cadeiras, com a eleição de dois senadores por Estado.



